top of page

Como alimentar-se bem neste inverno?❄️


🧣O inverno, como todos sabem nos leva a degustar pratos mais “quentes”, como sopas, feijoadas, mocotós, chocolates, sem falar nas maravilhosas tardes degustando um farto café colonial.

🧤No entanto, todas estas delícias são excessivamente calóricas e nos levam a acumular gorduras.

Por isto vamos falar sobre alimentação saudável no inverno.


☃️É comum se pensar que, com a chegada do inverno, torne-se necessário um consumo maior de alimentos, devido às necessidades aumentadas de energia para compensar a redução da temperatura. Ou seja, mais calorias para manter a temperatura corporal.


⛄️É natural haver aumento do apetite nos dias frios, como conseqüência da necessidade do organismo em produzir mais calor. Porém, é importante ter cuidado nos “exageros” típicos do inverno.

🍫Chocolate

Um exemplo disso é o maior consumo de chocolate no inverno, o que pode ser perigoso para algumas pessoas. O chocolate é rico em gorduras, podendo conter até mesmo gorduras saturadas (as mais perigosas para o coração), devido à adição de leite e/ou manteiga, o que pode aumentar os níveis de colesterol quando consumido em excesso. Uma opção é o chocolate amargo ou meio amargo o qual contém menos açúcar que o normal, embora seja também calórico. Todo o cuidado é pouco...

🍷Bebidas

O consumo aumentado de bebidas alcoólicas nos dias frios também pode ser prejudicial, se não for controlado. As bebidas alcoólicas são fontes de calorias vazias para o organismo, ou seja, fornecem apenas calorias e nenhum nutriente. Um consumo indiscriminado de álcool pode representar um consumo exagerado de calorias e, conseqüentemente, levar a ganho de peso. Vale lembrar que toda caloria consumida poderá ser armazenada no organismo na forma de gordura, caso não seja gasta de alguma forma (exercícios físicos, atividades metabólicas etc).


🥣Sopas

No inverno é o momento ideal para se abusar das sopas ou cremes preparados com vegetais e grãos (ervilha, lentilha, feijão, grão de bico, aveia, trigo para quibe, etc). Sopas de legumes com grãos são uma excelente opção de jantar para as noites frias, acompanhando-as com torradas e queijo branco. Carnes magras podem ser acrescentadas a essas sopas, o que faz aumentar o valor nutritivo.

⚖️É importante cuidar da alimentação durante o inverno e não exagerar no consumo de massas, doces, bebidas para compensar o apetite aumentado. Uma boa seleção de alimentos pode suprir as necessidades aumentadas de calorias sem levar a um aumento do peso corporal.

👩🏻‍🍳Receitinha da Semana: SOPA ENERGÉTICA ( Rendimento 6 pessoas)


Ingredientes

1 moranga cabotiá descascada e cortada em cubos

4 cenouras médias cortadas em cubinhos

1 batata grande cortada em cubinhos

1 cebola picadinha

1 dente de alho

2 colheres de alho poró cortadinhos

1 colher de cafezinho de gengibre picadinho

1 bouquet garni ( molho de cebolinha, salsinha, salsão, tomilho, amarradinhos)

Modo de preparo

Colocar água em uma panela funda, colocar o bouquet garni para ferver. Refogar em pouco óleo o alho, alho poró, a cebola e adicionar no caldo. Colocar a moranga, a batata e a cenoura com o gengibre no caldo para ferver por 40 minutos. Bater tudo no liquidificar e está pronta para servir. O gengibre, por ser termogênico, melhora a circulação e dá uma sensação de calor no corpo, muito bom para aquecer nossos dias de inverno...


Bom Apetite! Bon Appétit! Buon Appetito! Enjoy Your Food!

Dra. Marlise Potrick Stefani

•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •

Alimentação saudável com foco em qualidade de vida!

bottom of page