top of page

A Páscoa está chegando, Peixes e Chocolates são a pedida, mas quais cuidados tomar?🐠🍫


🐠🍫Vem chegando a Páscoa e a Semana Santa, e com elas vem a tradição de comer bacalhau e presentear com ovos de chocolate. Entretanto, a escolha destes dois tipos de alimentos deve ser cuidadosa para evitar frustrações e problemas de saúde.

🍫Nos CHOCOLATES, observe se o rótulo contém informações como data de validade, peso líquido e composição. Determinadas doenças impedem aos seus portadores, por exemplo, a ingestão de açúcar ou glúten. É mais importante ficar atento ao peso dos ovos do que ao seu número. As numerações indicadas pelos fabricantes nos rótulos desses ovos não são equivalentes entre as marcas.

🍫Não se esqueça de pesquisar preços de ovos e coelhos de chocolate. Cuidado com a influência das crianças na hora da escolha, para não cometer exageros. Quando houver inclusão de brinquedos no interior do produto o consumidor deve observar se a embalagem traz o selo do INMETRO e a idade recomendável para o brinquedo.

🍫É importante que o consumidor tenha consciência de que se optar por ovos dispostos em bancas de promoção, normalmente mais baratos que outros em perfeitas condições, estes poderão estar quebrados, o fornecedor não será obrigado a trocar o produto.

🍫A embalagem deve estar em boas condições de armazenamento, longe de produtos de limpeza ou de odor forte e de qualquer fonte de calor. Verifique se há sinais de violação do conteúdo, furos ou amassados, pois é ela quem protege o produto de insetos e de contaminação. Se o chocolate amolece, ocorre a separação da gordura e ele acaba adquirindo coloração esbranquiçada e odor desagradável.

🍫Ao optar por ovos, bombons ou colombas de fabricação caseira solicite uma visitação à cozinha e a degustação do produto antes da compra. Os fornecedores de produtos fabricados artesanalmente além de seguirem as mesmas regras de comercialização dos industrializados também estão obrigados a fornecer nota fiscal. Ela é a principal garantia do consumidor em caso de troca ou reclamação.

🐡Quanto aos PEIXES, muito cuidado também ao comprar peixes.

Os peixes frescos têm que estar conservados envoltos em gelo. Verifique sua aparência observando se a barriga está firme à pressão dos dedos, os olhos brilhantes e salientes e as escamas bem presas ao corpo.

🐠Cuidado ao comprar peixes em postas ou filés pois, nestas condições não é possível avaliar as caraterísticas necessárias para a boa qualidade do produto.

🐟Cuidado com a higiene e o armazenamento, também são itens importantes a serem verificados: no supermercado deve estar em balcão frigorífico e na feira é necessário ter gelo picado por cima, estar exposto em balcão de aço inox inclinado e protegido do sol e insetos, além de ser obrigatório que o feirante use luvas descartáveis.

🐡Se for comprar peixe congelado e vendido embalado, o balcão onde ele estiver armazenado não pode estar superlotado. Isso impede a circulação do ar frio e compromete sua qualidade. A presença de gelo indica que o balcão foi desligado ou teve sua temperatura diminuída temporariamente. O produto congelado deve estar conservado sempre a temperaturas inferiores a -18 graus e o resfriado, abaixo de zero grau.

🐠Verifique no rótulo o registro no órgão de fiscalização competente, indicação de temperatura para conservação, data de acondicionamento e prazo de validade. Depois de descongelado é recomendável que seu preparo e consumo sejam feitos rapidamente. Nos peixes deve constar o carimbo do S.I.F.(Serviço de Inspeção Federal).

🐟Quanto ao bacalhau, muito procurado para as festividades de Páscoa, procure conhecer sua procedência. Uma boa pesquisa de preços e tipos pode levar a compra mais acertada. Não adquira se estiver com manchas avermelhadas ou pintas pretas no dorso, sinais que indicam a presença de bolor ou deterioração. Por ter um preço de venda relativamente alto, uma sugestão seria substituir o bacalhau por peixes frescos da temporada.




Mas sim, o que nos interessa é uma boa receitinha de peixe para a Sexta-Feira Santa, aí vai:


👩🏻‍🍳Receitinha da Semana: Salmão ao Papelote

Ingredientes:

• 1 filé de salmão

• 1 vidro de champignons pequeno

• 1 vidro de alcaparras pequeno

• 1 colher de sopa de Ervas finas

• Azeite de oliva, sal e pimenta

• Limão

• Papel alumínio


Modo de Preparo:

Tirar a pele do salmão. Temperar com sal e limão. Cortar em porções. Colocar cada porção em um papel alumínio quadrado (20x20), colocar as ervas finas, os champignons e as alcaparras e fechar o papelote. Levar ao forno por 30min. Abrir o papel e deixar dourar por 5 minutos. Servir.

Rendimento: 5 porções

Valor Calórico: 220 kcal/porção


Bom Apetite! Bon Appétit! Buon Appetito! Enjoy Your Food!


Dra. Marlise Potrick Stefani

•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •

Alimentação saudável com foco em qualidade de vida!

bottom of page