Iniciar o dia com um pão com manteiga ou margarina faz parte da rotina de milhares de brasileiros. São dois alimentos que possuem sabor e textura semelhantes, e são muito utilizados para consumir com pães ou mesmo participar de outras receitas.
Mas são muitas as diferenças que os distinguem, a começar pela origem: enquanto um possui origem animal, vem do leite da vaca, o outro é proveniente de gorduras vegetais industrializadas.
Para fazer a sua escolha, é importante conhecer as características de cada uma, a manteiga é produzida por meio do batimento do creme de leite, que é a nata do leite, a manteiga é um alimento rico em gorduras saturadas e colesterol. Já a margarina é obtida a partir de óleos vegetais que são ricos em gorduras insaturadas. No processo de produção da margarina são utilizadas altas temperaturas que modificam as estruturas moleculares, transformando a gordura insaturada em parcialmente saturada e trans, chamadas de hidrogenadas. Sendo assim, o consumo de margarina resultante desse processo tradicional de produção também pode aumentar os níveis de colesterol, triglicerídeos e diminuir o HDL, que é o bom colesterol.
O consumo exagerado de qualquer uma das duas é prejudicial ao organismo.
Quanto a calorias, as duas possuem valores calóricos semelhantes e altos, uma colher de sopa da manteiga tem 148 calorias e uma de margarina tem 118 calorias.
Mas nem só de calorias podem ser feitas nossas escolhas, ambos os alimentos são compostos basicamente por gorduras, será que realmente precisamos de tanta gordura no nosso dia-a-dia?
Para fugir destas gorduras e manter o seu café ou lanche saudáveis, use opções mais leves como a ricota, o cream cheese light, o queijo cottage e o frescal. Esses quatro alimentos apresentam valor calórico reduzido, teores mais baixos de gorduras e oferecem maiores quantidades de cálcio e proteínas. O creme de ricota, por exemplo, possui apenas 67 calorias por colher de sopa e o light apenas 43 calorias.
Escolhas saudáveis e moderação sempre deverão ser a sua prioridade para ter uma vida mais longa e feliz!
Bom Apetite! Bon Appétit! Buon Appetito! Enjoy Your Food!
MARLISE POTRICK STEFANI
NUTRIÇÃO | GERIATRIA | COACHING | QUALIDADE DE VIDA | GASTRONOMIA
Kommentare