top of page

Mitos e Verdades sobre a Compulsão Alimentar😟


🙁As pessoas estão cada vez mais ansiosas, mais compulsivas. Isto faz com que elas descarreguem a ansiedade no prato, comendo demais.

😖O transtorno de compulsão alimentar é caracterizado por momentos de descontrole com a comida, que acontecem com frequência. Quem tem esse tipo de compulsão alimentar ingere uma quantidade enorme e anormal de alimentos em um período curto, de até duas horas, acompanhada da sensação de perda de controle sobre o que ou o quanto se comeu.

😔Nem sempre falamos de compulsão, às vezes são situações específicas que geram uma vontade de comer mais do que o necessário.

👉🏻Pessoas com compulsão são sempre obesas

MITO. Essa doença ocorre principalmente em indivíduos com sobrepeso e obesidade, mas não está limitada somente a este grupo, podendo ocorrer em pessoas com peso normal ou até abaixo dele. O que resulta no aumento do peso é que, ao contrário da bulimia, na compulsão não há uma indução de vômito para a eliminação das calorias ingeridas em excesso.

👉🏻Atividade física ajuda a enfrentar a compulsão

VERDADE. O exercício físico faz bem não só para o corpo, como também para o cérebro. E se, usado corretamente, com uma frequência que não seja nem pouca e nem excessiva durante o tratamento de pacientes com transtornos alimentares, pode ser benéfico, contanto que seja orientado e supervisionado por um profissional.

👉🏻O transtorno de compulsão alimentar não possui sintomas

MITO. À primeira vista, o transtorno de compulsão alimentar pode parecer apenas uma relação caótica com a comida. Mas há inúmeros sintomas por trás dele, como, por exemplo, comer mesmo quando não estiver com fome, ficar constantemente desconfortável depois de se alimentar, comer em segredo, sentir vergonha de comer em público e fazer dietas com frequência.

👉🏻Quem tem compulsão alimentar pode ter doenças psicológicas

VERDADE. Pessoas obesas com compulsão são mais propensas à depressão, ansiedade, insatisfação corporal, baixa autoestima, isolamento social, entre outros transtornos psicológicos.

👉🏻O papel da família é importante

VERDADE. Se alguém da sua família sofre com compulsão, pode achar difícil se libertar da vergonha que é frequentemente associada à compulsão alimentar. Mas qualquer familiar pode procurar ajuda e cuidados médicos e contar com o encorajamento e o auxílio de familiares e amigos para não sentir vergonha e nem cair no isolamento.

👉🏻Bebidas alcoólicas podem piorar o quadro

VERDADE. Há uma conexão entre a compulsão e o abuso de álcool, na qual os indivíduos com risco genético para dependência de álcool podem estar sob maior risco de desenvolver transtorno da compulsão alimentar periódica e vice-versa.

👉🏻Não há cura para a compulsão

MITO. Atualmente, a terapia cognitivo-comportamental, é o melhor tratamento para a compulsão alimentar. No entanto, é importante ressaltar que a terapia não é perfeita, e há muitos pacientes que podem vir a recair após o tratamento, por isso, é importante consultar também um nutricionista de confiança durante as sessões.

👩🏻‍🍳👩🏼‍⚕️Receitinha da Semana: Belisquetes de Nuts e Dips


Ingredientes

2 talos de salsão cortados pelo comprido

2 cenouras grande cortadas em palitos compridos

1/2 xícara de castanhas do pará

1/2 xícara de castanhas de caju

6 amêndoas

6 damasco seco

6 tâmaras


Modo de preparo

Colocar os talos de cenoura e salsão em um copo, na geladeira e ir comendo quando sentir vontade de comer. A mastigação de talos durinhos acentua a saciedade.

Colocar os demais ingredientes em um pote, retirando o máximo de ar de dentro.

Você pode preparar os os Nuts e Dips para uma semana e usar como lanche da manhã ou da tarde.


Bom Apetite! Bon Appétit! Buon Appetito! Enjoy Your Food!


Dra. Marlise Potrick Stefani

•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •

Alimentação saudável com foco em qualidade de vida!

bottom of page