top of page

Laranja, a sua dose diária de imunidade

Olhando da minha janela, vejo bolas de coloração laranjada dando vida ao verde das árvores que estão ali, o ano inteiro, esperando o frio chegar para nos presentear com estas bolas de saúde e sabor.

Ao desenrolar, com uma faca curta a casca grossa, logo vamos percebendo o brilho dos gomos que insistem em transbordar o suco cheio de vitaminas A, B e C, cálcio, potássio, fósforo, magnésio, entre outros tantos nutrientes.

Flavonóides e fitoquímicos em abundância proporcionam a esta deliciosa fruta um forte efeito anti-inflamatório e antioxidante.

Esta é a razão da laranja ter a fama de prevenir várias doenças e o próprio envelhecimento do organismo.

Imunidade

É o que mais se fala hoje, como dar armas para o nosso corpo reagir às agressões externas, sejam elas virais ou não. Todas as frutas cítricas são ricas em vitamina C, que promove a produção de glóbulos brancos, importantes no combate a vírus, bactérias e outros.

Pele

Os efeitos antioxidantes da vitamina C tem um papel chave na formação do colágeno, dando sustentação a pele e prevenindo as rugas.

Colesterol

A fibra da laranja, chamada pectina pode carrear o colesterol de sua alimentação, podendo reduzir os depósitos de colesterol no sangue.

Coração

Potássio, ácido fólico e todos os fitoquímicos que compõe esta deliciosa fruta, impedem que as plaquetas se colem e fortalece os vasos sanguíneos, fornecendo oxigênio e nutrientes para todas as funções do coração e contrações musculares.

Envelhecimento

Ricas em antioxidantes que combatem os radicais livres, evita o envelhecimento e várias doenças degenerativas.

Assim, pense bem: moramos em um país maravilhoso, onde esta fruta é abundante e barata. No momento que mais precisamos dela, ela está aí rica e farta. E isto é uma bênção!

Receitas com laranja? Existem muitas, com certeza, mas cada vez que você levá-la ao aquecimento ou a qualquer outro processo, você perde parte das suas propriedades. Até o suco da laranja retira o que a laranja tem de essencial, as fibras. Então, só uma faquinha é suficiente para a sua dose diária de nutrientes que a laranja pode oferecer. Ah, duas vezes ao dia!

Depois disto sim, você pode fazer sucos, bolos, pudins, biscoitos, doces e outras tantas delícias dessa fruta.

MARLISE POTRICK STEFANI

NUTRIÇÃO | GERIATRIA | COACHING |

QUALIDADE DE VIDA | GASTRONOMIA

bottom of page