top of page

Hipertensão, uma doença silenciosa, você consegue ouvir a voz do seu coração?


A hipertensão é considerada a doença do mundo moderno, pois partindo da predisposição, associada a uma vida agitada e aos hábitos alimentares pouco saudáveis seus sintomas começam a surgir lentamente através de dores de cabeça ou simplesmente tonturas, como também só é descoberta após um infarto ou um derrame.

As estatísticas são alarmantes, no Brasil cerca de 20% dos adultos são acometidos desta doença, às vezes até fatal, e ainda, uma a cada três pessoas depois dos 50 anos.

Os dados são assustadores, no entanto, é uma doença que pode ser controlada . Para tanto, o primeiro passo é medir a pressão arterial periodicamente, se esta estiver alta, é bom tomar alguns cuidados que listaremos a seguir.


O QUE É PRESSÃO ARTERIAL?

A pressão arterial é a força que o sangue exerce sobre as paredes das artérias ao ser bombeado pelo coração. É através do sangue que circula nas artérias que todas as células do nosso corpo são nutridas e oxigenadas. A hipertensão ocorre quando a pressão no interior das artérias aumenta, ou porque as artérias perdem a elasticidade ou porque aumenta o volume de sangue circulante, ou ainda pelas duas causas combinadas.

COMO A DOENÇA EVOLUI?

A hipertensão também é chamada de doença silenciosa pois no início não apresenta sintomas. A pressão aumentada vai dilatando os capilares, depois as pequenas artérias, depois as grandes artérias que tem funções vitais no organismo humano. Os resultados são reconhecidos em crises fatais como: derrames, aneurismas, tromboses, ou infartos.


QUAIS AS CAUSAS DA DOENÇA?

Pouco se sabe sobre as causas reais da hipertensão. Sabe-se que alterações significativas nos rins, herança genética, stress, nicotina, álcool, obesidade, e pílulas anticoncepcionais são sérios agravantes da doença. Portanto, se você se encaixa em algum destes grupos de risco convém manter um controle periódico de sua pressão a fim de prevenir suas conseqüências.

COMO PREVENI-LA E CONTROLÁ-LA?

Medindo a pressão, não há outra forma de saber se ela está alta ou baixa. A pressão considerada normal é a de 12 x 8. Acima dos 14 x 9 ela já é considerada alta e deve ser tratada.

Para os que estão acima do limite, só há uma alternativa: reformular os seus hábitos alimentares.

A dieta consiste inicialmente em diminuir as gorduras, sal, álcool e cigarros.

Acompanhar a dieta de exercícios físicos de acordo com as condições físicas do paciente, auxilia no emagrecimento e estimula a circulação sanguínea.

O uso de medicamentos pode ser necessário, mas depende de uma avaliação médica.

O tratamento é simples e eficaz, mas de nada adiantará se o paciente após a melhora, relaxar nos controles alimentares e exercícios físicos. A hipertensão uma vez detectada, é para o resto da vida.

No entanto, se avaliarmos o tratamento, veremos que uma alimentação equilibrada e uma vida saudável afastarão os riscos de agravamento desta doença que faz parte da realidade do mundo moderno criado pelo próprio homem.


Receitinha da Semana: SAL DE ERVAS 🧂🌿

INGREDIENTES

  • 1 colher de sopa de orégano

  • 1 colher de sopa de alecrim

  • 1 colher de sopa de salsinha desidratada

  • 1 colher de sopa de manjericão

  • 1 colher de sopa de alho desidratado

  • 1 colher de sopa de cebola desidratada

  • 1 colher de chá de sal rosa

MODO DE PREPARO

Bata todos os ingredientes em liquidificador ou mixer até ficar bem fininho. Guarde em vidro bem fechado, pode ser usado em até 30 dias.

Você pode usar em todas as suas preparações, reduz a quantidade de sódio e fica delicioso…


Bom Apetite! Bon Appétit! Buon Appetito! Enjoy Your Food!


Dra. Marlise Potrick Stefani

•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •

A alimentação saudável leva qualidade de vida até você!





bottom of page