top of page

Caqui, você conhece os benefícios desta fruta?

Um grande pé de caqui dividia a minha casa de infância da casa de meu avô. Meu prazer era observar pela janela da cozinha as pequenas bolinhas brilhantes que iam aparecendo na grande árvore todos os anos. O caqui é uma fruta de cor laranja avermelhada conhecida por seu seu sabor adocicado e semelhança ao tomate. Ele pode ser consumido fresco, seco ou cozido e é comumente usado em geleias, bebidas e doces. Mas o que muita gente não sabe é que ele pode trazer muitos benefícios para a saúde, como reduzir a inflamação, prevenir doenças cardiovasculares e fornecer antioxidantes.

A fruta de cerca de 150 gramas contém:

  1. Calorias: 118

  2. Carboidratos: 31 gramas

  3. Proteína: 1 grama

  4. Gordura: 0,3 gramas

  5. Fibra: 6 gramas

  6. Vitamina A: 55% da IDR

  7. Vitamina C: 22% da IDR

  8. Vitamina E: 6% da IDR

  9. Vitamina K: 5% da IDR

  10. Vitamina B6 (piridoxina): 8% da IDR

  11. Potássio: 8% da IDR

  12. Cobre: 9% da IDR

  13. Manganês: 30% da IDR

O caqui também contém tiamina (B1), riboflavina (B2), folato, magnésio e fósforo. Ele é rico em fibras e pouco calórico, o que o torna um aliado na prevenção da obesidade.

Imunidade

Importante para a função imunológica e visão , um caqui contém mais da metade da ingestão recomendada de vitamina A. Além de vitaminas e minerais, o caqui contém uma grande variedade de compostos vegetais, incluindo taninos, flavonoides e carotenoides, que têm função antioxidante, anti-inflamatória e podem prevenir doenças crônicas.

Rico em Fibras

Alimentos ricos em fibras solúveis, como o caqui, retardam a digestão de carboidratos e a absorção de açúcar, o que ajuda a evitar picos de açúcar no sangue.

Além disso, as fibras ajudam a alimentar as “boas” bactérias do intestino, o que pode impactar positivamente sua saúde digestiva e geral e caracteriza a fruta como um alimento prebiótico.

Antioxidantes

Os antioxidantes são substâncias que ajudam a prevenir ou retardar o dano celular, neutralizando o estresse oxidativo, um processo desencadeado por moléculas instáveis chamadas de radicais livres. O estresse oxidativo tem sido associado a certas doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, diabetes, câncer e condições neurológicas, como a doença de Alzheimer. Dietas ricas em flavonoides encontrados em altas concentrações na casca e na polpa desta fruta, têm sido associadas a menores taxas de doenças cardíacas, declínio mental relacionado à idade e câncer de pulmão. A fruta é rica é rico em antioxidantes carotenoides como o beta-caroteno, um pigmento encontrado em muitas frutas e vegetais coloridos.

Anti-inflamatório

Doenças como artrite, diabetes, câncer e obesidade estão todas ligadas à inflamação crônica. Felizmente, a escolha de alimentos ricos em compostos anti-inflamatórios pode ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento dessas doenças.

O caqui é uma excelente fonte de vitamina C, contendo 20% da ingestão diária recomendada. A vitamina C ajuda a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres combatendo a inflamação. Ela atua por meio da doação de um elétron para as moléculas instáveis, neutralizando os radicais livres e impedindo-os de causarem danos.


Receitinhas com Caqui

Creme de caqui orgânico

Ingredientes:

2 caquis

2 colheres de leite em pó desnatado

2 colheres de sobremesa de semente de chia

1 colher de sobremesa de linhaça dourada

Modo de preparo:

Bater no liquidificador para criar um tipo de mousse.

Servir em tacinhas.


Suco de caqui com limão

Ingredientes:

1 caqui

Suco de um limão

1/2 copo de água

Canela em pó

Modo de preparo:

Bater no liquidificador e servir.

Rico em antioxidantes e vitamina C podem ajudar a melhorar a sua imunidade.


Bom Apetite! Bon Appétit! Buon Appetito! Enjoy Your Food!

MARLISE POTRICK STEFANI

NUTRIÇÃO | GERIATRIA | COACHING | QUALIDADE DE VIDA | GASTRONOMIA

bottom of page