top of page

São João, quais as suas memórias afetivas?🥜🔥🥜

As festas de São João mudaram muito, ganharam um cunho comercial que tirou muito do brilho de uma festa tão popular… As brincadeiras foram substituídas por joguinhos eletrônicos. A animação dos pais e crianças foi delegada a escola. Os encontros de famílias e comunidades ficaram de uma certa forma um simples acompanhamento virtual de de posts e reels.


Podemos até esquecer de montar e acender a fogueira, mas, de uma coisa ninguém esquece, os pratos típicos: pinhão, pipoca, pé-de-moleque, canjica, cri-cri, bolo de milho, quentão… E é disto que a nossa memória vive, é isto que alimenta nossa fome e a nossa alma.

Quando coloco na boca um pedacinho de cri-cri, um tipo de pé de moleque que ficam os amendoins separadinhos com açúcar e/ou leite condensado, meus olhos fecham e lembro da pequena cozinha da minha mãe, com panelas de alumínio fundido e tampas azuis, com aquela mistura borbulhando, ou depois secando na bandeja para depois ir para os potes que adoçavam a nossa vida no mês de junho.


As festas do mês de junho fazem referência a três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. A festa de São João, no dia 24, comemora o nascimento de João Batista. Já o Dia de Santo Antônio, 13 de junho, e o Dia de São Pedro, 29, marcam a data da morte dos dois santos. No caso de Santo Antônio, considerado o santo casamenteiro, muitas pessoas costumam fazer promessas, orações e simpatias, com o objetivo de encontrar o grande amor.


A origem das festas juninas está relacionada a uma comemoração pagã. No mês de junho, no hemisfério norte, era comemorado o solstício de verão, que é quando o sol atinge o seu pico mais alto, ocasionando o dia mais longo e a noite mais curta do ano.

Como também era um período de colheita, as celebrações tinham forte ligação rural, por causa dos agricultores, e também eram focadas no agradecimento pela abundante colheita de bons frutos.

Quando a igreja católica ascendeu ao poder, houve um incômodo com as comemorações pagãs que tinham forte adesão popular. Assim, ficou decidido unir as celebrações dos santos ao significado das festas.


A fogueira era um sinal de Santa Isabel, mãe de São João, para Maria, mãe de Jesus, para que Maria soubesse do nascimento do São João. A festa é realizada em volta das fogueiras desde antigamente para simbolizar a proteção contra maus espíritos e para agradecer a prosperidade das plantações e da farta colheita. O formato da fogueira também tem significados: a quadrada é de Santo Antônio, a redonda de São João e a triangular de São Pedro.


Seja como for, o importante é curtirmos um pouco desta alegria junina e trazer união para nossas comunidades.


👩🏻‍🍳👩🏼‍⚕️Receitinha da Semana: Cri-Cri 🥜


Ingredientes🥜

500 g de amendoim descascado

1 xícara de açúcar refinado

1 xícara de açúcar mascavo

1/2 xícara de leite condensado

1 xícara de água temperatura ambiente


Modo de Preparo🥜

Colocar todos os ingredientes na panela e ferver em fogo alto por 10 minutos Colocar fogo médio e ir aos poucos mexendo somente para que não queime o açúcar até secar todo líquido; Quando a mistura começar a desgrudar das bordas da panela, ir mexendo até o açúcar secar bem. Pode colocar no forno a 160 graus por 10 minutos até secar bem.

Depois é só deixar esfriar.



💦Beba💦. 🍽️Coma Consciente🍽️. 🏋🏻‍♀️Mexa-se🏋🏻‍♀️


Marlise Potrick Stefani

•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •

Alimentação Saudável com Foco em Qualidade de Vida


bottom of page