top of page

Qual o tamanho da sua fome?


É comum nos momentos de alegria, tristeza ou raiva a gente canalizar nossas emoções para a comida, usando como desculpa uma fome imaginária. Uma fome que não se preenche nunca, mesmo ingerindo quilos de chocolate.

Difícil viver assim, não é mesmo?

Ter algo dentro de você que o domina e o conduz.

E a fome nada mais é do que um estômago vazio solicitando combustível.

Esta confusão entre fome e vontade de comer vem de longa data, afeta ricos e pobres, afeta jovens e velhos. A comida se torna então uma droga lícita.

Existe uma régua, a Escala da Fome e da Saciedade, que nos ajuda a dimensionar a nossa fome e nos levar a um nível de consciência para administrar melhor a nossa fome, seja ela física ou emocional.


A Escala da Fome e Saciedade é um gráfico que define, em números de 1 a 10, o grau da nossa fome e saciedade. Por meio dele, devemos refletir sobre nossa fome antes de cada refeição e, depois de comer, avaliar nossa saciedade. Tudo isso para recuperarmos nossos próprios sentidos para comer adequadamente.


Como usar a escala de fome e saciedade?

Sinta os sinais de fome e saciedade que o seu corpo emite. Observe a escala da fome e saciedade, o ideal é se manter entre os números 3 e 6. Faça pausas enquanto consome suas refeições para perceber os sinais do seu corpo (se ainda sente fome ou se já está satisfeito).


Eu costumo falar que é “jogar para o consciente”. Pare e pense: “Eu estou realmente com fome?”. “Meu corpo realmente precisa desta comida?”. “Estou comendo para agradar a mim ou aos outros?”


É nesta reflexão que você vai usar a escala, ela lhe auxiliará a fazer a melhor escolha! Experimente.


💦Beba💦. 🍽️Coma Consciente🍽️. 🏋🏻‍♀️Mexa-se🏋🏻‍♀️


Marlise Potrick Stefani

•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •

Alimentação Saudável com Foco em Qualidade de Vida

bottom of page