O que é afinal este tal de ômega 3 e seus benefícios?🌰


Pessoas suplementam sua dieta diária com cápsulas e cápsulas de ômega 3 sem mesmo saber para o que serve. Alguém disse que é bom… vou tomar.

Sim, o ômega 3 é muito bom, traz vários benefícios à saúde como o efeito antioxidante, o efeito extremamente eficaz sobre as dislipidemias, além de melhorar a imunidade do organismo. Destacamos mais alguns:


  • Combater a depressão;

  • Combater doenças inflamatórias;

  • Diminuir o risco de doenças cardiovasculares;

  • Diminuir o colesterol;

  • Auxiliar no combate à osteoporose, por aumentar a absorção do cálcio;

  • Diminuir efeitos das doenças auto-imunes.

Devo então suplementar com esta fórmula mágica?

🍱Vamos pensar no povo oriental, um dos mais longevos do planeta. Será que eles suplementam com cápsulas? Não, eles simplesmente escolhem alimentos ricos nestes ácidos graxos poliinsaturados:

  • Salmão

  • Sardinha

  • Atum

  • Linhaça

  • Chia

  • Nozes


🍣E o que são estes ácidos graxos? Os ácidos graxos são gorduras insaturadas, que são divididas em:

Monoinsaturadas: gorduras boas compostas por uma ligação dupla entre carbonos da cadeia hidrocarbônica. Nesse grupo entra o ômega 9.

Polinsaturadas: gorduras boas compostas por múltiplas ligações duplas entre carbonos da cadeia hidrocarbônica. Nesse grupo entram o ômega 3 e o ômega 6.

🥜Se necessário, sim, podemos complementar, mas fazer escolhas saudáveis sempre é o melhor negócio!


👩🏻‍🍳Receitinha da Semana: SALMÃO EM CROSTA DE LINHAÇA E CHIA

Ingredientes

1 filé de salmão temperado com sal e limão

1/2 xícara de linhaça

1/2 xícara de chia

Azeite de oliva

Modo de preparo

Empanar a parte de cima do salmão com a linhaça e a chia, apertando bem.

Grelhar primeiro deste lado o salmão, depois do outro em frigideira cerâmica, com um fio de azeite de oliva.

Este prato pode ser servido com purê de batata-doce e castanhas, ou mesmo em uma cama de espinafre, fica uma delícia!

O prato pode ser acompanhado de uma rica salada verde ( alface americana, rúcula, azeite de oliva extra-virgem, orégano e tomates secos).


Bom Apetite! Bon Appétit! Buon Appetito! Enjoy Your Food!


Dra. Marlise Potrick Stefani

•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •

Alimentação saudável com foco em qualidade de vida!