top of page

O excesso de álcool pode auxiliar no envelhecimento precoce?


Sim, o álcool pode divertir muito nossos encontros com amigos e familiares, pode acompanhar muito bem um prato maravilhoso, mas… o preço pode ser muito caro lá adiante.

O excesso de álcool pode auxiliar na degradação do colágeno e acelerar o envelhecimento precoce da pele. Também a desidratação da pele causada pelo álcool pode levar ao aparecimento de rugas de expressão.

E qual seria então a dose ideal?

Considerando que uma dose de bebida possui cerca de 8 gramas de álcool, levando um envelhecimento precoce também do cérebro, poderia se dizer que o ideal é deixar o álcool para ocasiões muito especiais mesmo.

Cabe também considerar a sobrecarga hepática de cada dose de álcool, dificultando todo o trabalho do fígado na digestão. Mesmo a cervejinha, tem lá seus problemas, causando inchaço, e o que é pior, quem consegue ficar com apenas uma tulipinhas de cerveja? O melhor é nem começar…

Entre os vinhos, muito apreciados, apenas o vinho tinto possui substâncias antioxidantes como o resveratrol, mas a idéia é um consumo bastante moderado de uma taça uma a duas vezes na semana.

Uma sugestão para o verão?

Drinks a base de frutas e ervas, evitando o açúcar, sucos e energéticos.

DRINKS SAUDÁVEIS DE VERÃO

Ingredientes

Folhas de hortelã, stévia, alecrim, erva cidreira

Raspas de gengibre, canela em pau, pimentas, anis estrelado, pimenta rosa

Suco de limão

Água mineral com gás


Modo de Preparo

Coloque em um copo de boca larga as folhas de hortelã, de estévia, gengibre, 🌿 erva cidreira, alecrim e suco de limão, amasse bem as folhas com socador, isto fará com que libere os óleos essenciais de cada erva.

Depois coloque gelo, rodelas de limão🍋 ( pode variar com laranja🍊 , manga🥭, ameixa vermelha e e complete com água mineral com gás.

Decore do seu jeito, vai ter um drink saudável e de zero calorias!

Ah, é claro, se você quiser colocar um pouquinho de gin, é uma boa opção para os que quiserem uma dose de álcool no seu drink, ai aumentam 60 calorias… 🍹

Mas lembre-se, mesmo sem álcool podemos transformar nosso verão em alegria, sabor e cor, sem perder a saúde.


Dra. Marlise Potrick Stefani

NUTRIÇÃO | COACHING | GERIATRIA | GASTRONOMIA | QUALIDADE DE VIDA

bottom of page