top of page

O açúcar, o doce sabor do perigo… 🍭


🍰O sabor doce do açúcar nos dá prazer e uma sensação de tranquilidade momentânea, pois isto sentimos tanta falta dele…

🍩Evitar doces é uma tarefa quase impossível para muitos. Além do sabor agradável, o açúcar serve muitas vezes para acalmar, principalmente para mulheres em época de TPM. Ricos em açúcar e com alto índice glicêmico, os doces ajudam na produção de serotonina, hormônio encarregado de regular o humor, mas o excesso pode trazer quilos a mais e insuficiência de insulina.

O pâncreas é responsável por secretar a insulina, hormônio que vai regular a glicose no sangue. Quando ingerimos açúcar em excesso, o pâncreas não dá conta de produzir insulina e aumenta os níveis de açúcar no sangue. É uma doença silenciosa, aos poucos vai formando problemas cardiovasculares entre outros.


🍨Os doces geralmente são carboidratos altamente calóricos e ricos em gordura, que têm como função dar disposição e energia. Quando a quantidade ingerida é muita e as atividades não são suficientes para usar todas essas calorias, o excesso é revertido em tecido adiposo para ser armazenado. Além de uma possível insatisfação com a aparência, o acúmulo de gordura corporal pode levar a doenças graves como hipertensão e outras cardiopatias.

🍧O açúcar está naturalmente presente nos alimentos que contêm carboidratos, como frutas, vegetais, grãos e laticínios. Como o corpo tende a digerir esses alimentos lentamente, o açúcar neles presente oferece suprimento constante de energia para o corpo. Ou seja: alimentos que têm açúcar natural (como a frutose) fazem bem, porém, sem exageros!... O problema sempre está no excesso.

🍫Uma grande dica é observar o rótulo dos alimentos, observando todas as formas que o açúcar pode se apresentar. Difícil é identificar esses ingredientes, uma vez que podem aparecer sob vários nomes: açúcar mascavo, adoçante do milho, xarope de milho, néctar de agave, concentrados de suco de frutas, xarope de milho com alto teor de frutose, mel, suco de cana, açúcar invertido, açúcar de palma, açúcar maltado, melaço e moléculas de xarope de açúcar terminando em "ose" (dextrose, frutose, glicose, lactose, maltose, sacarose)....


Você pode encontrar açúcar em várias versões.

Açúcar cristal

É apresentado na forma de cristais grandes e transparentes e passa por processo de refinamento em que cerca de 90% das vitaminas e minerais são retirados.

Açúcar refinado

É o açúcar branco ou o açúcar refinado. Durante o processo de refinamento, são acrescentados alguns aditivos químicos, como enxofre, para dar a coloração branca. Nesse processo, porém, algumas vitaminas e sais minerais são perdidos.

Açúcar mascavo

É a forma mais bruta de extração do açúcar da cana, retirado depois do cozimento do caldo da cana. Como não passa por refinamento, o açúcar mascavo apresenta coloração mais escura e sabor mais encorpado, semelhante ao da cana-de-açúcar. Sem refinamento, são preservados os minerais como cálcio, ferro, zinco, magnésio e potássio, e as vitaminas.

Açúcar demerara

O açúcar demerara passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico, por isso seus grãos são marrom-claros. Possui valor nutricional alto, parecido com o do açúcar mascavo. A melhor escolha para este tipo de açúcar é a forma orgânica, porque mantém todos os nutrientes sem a adição de defensivos agrícolas.

Açúcar de coco

É um substituto do açúcar de cana, extraído do fluido das flores da palma de coco, que não passa por refinamento e adulteração. Além disso, não contém conservantes. O açúcar de coco possui elevada quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro e é fonte natural de vitaminas B1, B2, B3 e B6. Apresenta baixo índice glicêmico, sendo digerido mais lentamente.

Açúcar light

Também conhecido como açúcar fit ou açúcar magro, o açúcar light é mistura do açúcar refinado comum e de adoçantes artificiais como sucralose, ciclamato de sódio e sacarina sódica. É menos calórico que o açúcar comum, em função de seu menor teor de sacarose, porém deve ser consumido com cautela. O açúcar light só deve ser consumido recomendado por nutricionista ou médico, observando sintomas clínicos, exames laboratoriais e sendo inserido em uma alimentação equilibrada e saudável.

🍬Qual é o melhor? Nenhum.

O melhor mesmo é você aprender a saborear o alimento com o sabor único que ele tem. Alimentos naturalmente doces podem sim fazer parte da sua dieta, vão lhe dar energia! Mas, o que procuramos orientar é que você não altere o sabor dos alimentos colocando açúcar, como no café, chás, frutas, bebidas entre outros. Evite isto, não adianta substituir por adoçantes, eles podem ser até mais prejudiciais.


👩🏻‍🍳👩🏼‍⚕️Receitinhas da Semana: Doce de Abóbora Sem Açúcar

  • 1 xícara (chá) de abóbora pescoço ralada

  • 1 xícara (chá) de suco de maçã integral

  • 1 pitada de canela em pó

  • 2 cravos-da-índia

  • 4 colheres (sopa) de coco fresco ralado

Modo de preparo

Em uma panela, coloque a abóbora, o suco de maçã, a canela em pó e os cravos-da-índia e cozinhe em fogo médio por cerca de 10 minutos ou até amolecer. Acrescente o coco fresco e misture bem. Sirva gelado.


Reduza a quantidade, perca o hábito de adoçar as bebidas. Você não precisa excluir todos os alimentos de sua vida, mas deve reduzir sempre.

💦Beba💦. 🍽️Coma Consciente🍽️. 🏋🏻‍♀️Mexa-se🏋🏻‍♀️

Marlise Potrick Stefani

•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •

Alimentação Saudável com Foco em Qualidade de Vida

bottom of page