Gengibre é bom para a garganta, é bom para emagrecer , é bom para artrite... Afinal, gengibre é bom para quê?
O gengibre é uma planta herbácea com muitos benefícios à saúde, milenarmente conhecidos.
O sabor picante acrescenta aos pratos doces e salgados uma nova alma, que surpreende aos melhores gourmets.
Conhecido por fortalecer a imunidade e por seus efeitos anti-inflamatórios, principalmente contra infecções de garganta, o gengibre foi recentemente relacionado ao tratamento de dores musculares.
O gengibre em sua forma seca possui uma concentração maior de nutrientes, porém o seu gosto fica ainda mais forte. Por isso ele deve ser usado com cuidado nos pratos (chás, pães, saladas, massas e sopas) para não deixá-los com um sabor picante demais.
Além disso, ele possui uma potente ação antioxidante, combatendo os radicais livres até mesmo prevenindo doenças degenerativas, como o Alzheimer. No caso do tratamento das cefaléias é utilizado por bloquear as substâncias que provocam inflamações nos vasos sanguíneos do cérebro que podem causar a enxaqueca. Mais um componente do gengibre, o cineol facilita a digestão e dá fim às náuseas, pois ativa a produção da secreção gástrica.
Ao contrário do que muitos imaginam, o gengibre não é uma raiz, mas sim um rizoma (um tubérculo como a batata) com caules retorcidos. Rico em propriedades medicinais, ele é utilizado há mais de 3 mil anos como remédio para diversos males.
O gengibre é fonte de vitamina B6, cobre, magnésio e potássio. Por ser antioxidante, aumenta a imunidade, previne o câncer e ainda melhora a qualidade da pele e do cabelo.
O gingerol, composto que dá sabor picante ao gengibre, inibe o crescimento de tumores no intestino. Essa planta de origem asiática também é antisséptica.
O chá de gengibre é um ótimo descongestionante quando se está resfriado em função do seu efeito antisséptico e anti-inflamatório. Para quem usa a voz para trabalhar, como os professores, é indicado consumir balas e xaropes de gengibre.
O gengibre é um alimento termogênico, ou seja, aumenta a temperatura do corpo, mantém o metabolismo acelerado e eleva a queima de gordura. E como é rico em antioxidantes, combate os radicais livres e deixa a pele livre de rugas. Quando ingerido com abacaxi, alho e cebola percebe-se a potencialização do seu efeito desintoxicante.
Cuidados com o gengibre
O consumo do gengibre tem contraindicação para quem é hipertenso ou tem problemas estomacais, como gastrite e úlcera.
Escolha sempre um gengibre com a pele lisinha, não deve ser fibroso. Descarte os pedaços enrugados, sem cor e com as pontas mofadas: quando começam a envelhecer, ficam com o gosto mais forte e ardido. Guardar sempre na geladeira, dentro de um saquinho de papel, assim o gengibre permanece fresco por várias semanas.
👩🏻🍳👩🏼⚕️Receitinhas da Semana: Chá de Gengibre 🫖
Como fazer o chá de gengibre?
Aqueça meio litro de água, sem ferver, pois o gengibre perde as propriedades em água muito quente.
Coloque o liquido sobre 2 colheres de sopa de gengibre cru, ralado ou esmagado.
Tampe e deixe em repouso por cerca de 10 minutos.
Pode ser servido quente ou gelado, com outras frutas, experimente.
Esta simples receitinha pode livrá-lo de muita dor de cabeça…
Bom Apetite! Bon Appétit! Buon Appetito! Enjoy Your Food!
Dra. Marlise Potrick Stefani
•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •
Alimentação saudável com foco em qualidade de vida!
Comments