top of page

Existe a tal Dieta da Felicidade?


Encontramos a felicidade às vezes em um prato de comida bem feito, uma comida que nos remete à infância ou a uma época feliz.

Ao consumir determinados alimentos, o organismo libera componentes como a serotonina, que ajuda o corpo a ter uma sensação de bem-estar. Por isto, a dieta rica em triptofano, que por sua vez liberam a serotonina, também conhecida como dieta da felicidade, visando melhorar o humor do dia a dia.


O que é verdade e o que não é


A dieta com alimentos ricos em triptofano nos faz ficar de bom humor…

Verdade. O bom humor pode ser intensificado com o consumo de alimentos ricos em triptofano, que liberem as reações em cadeia da serotonina, um neurotransmissor diretamente ligado ao nosso bem-estar.


Alimentos com triptofano podem ajudar a evitar a depressão

Verdade. Quando o indivíduo consume alimentos com níveis mais altos de triptofano (como chocolate, queijo muçarela, produtos de soja, sementes de abóbora e clara de ovo), houve significativamente menos casos de depressão e ansiedade.


Posso suplementar triptofano para evitar o mau humor

Mito. Apesar de a serotonina ajudar a intensificar o bom humor, não foram encontradas evidências cientificas suficientes de que o triptofano e a serotonina podem ter o efeito de evitar o aparecimento do mau humor. O maior consumo de alimentos ricos em triptofano foi associado à uma menor irritabilidade.


Mas quais são os alimentos ricos em triptofano?

Queijo, Amendoim, Chocolate, Castanha de Caju, Frango, Ovo, Ervilhas, Peixe, Abacate, Amêndoas, Couve-flor e Banana.


Por isto, aproveite seus restinhos de Páscoa para iniciar uma semana cheia de bom humor!!!


Dra. Marlise Potrick Stefani

•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •

Alimentação saudável com foco em qualidade de vida!

bottom of page