Dicas para terceira idade

    • Faça exercícios regularmente. A atividade física fortalece e dá maior flexibilidade ao corpo

    • Evite engordar demais. A obesidade está, diretamente ou indiretamente, relacionada a uma série de problemas de saúde

    • Tenha uma dieta rica em frutas, verduras e legumes. Uma dieta abundante em vegetais melhora o fluxo intestinal e reduz as chances de câncer, enfarte e derrame cerebral

    • Não abuse do sal, porque estimula a hipertensão, do açúcar, que pode elevar o nível da glicose, e evite enlatados, que contêm grande quantidade de conservantes

    • Beba água em abundância, pelo menos de seis a oito copos por dia. Ela mantém o corpo hidratado e deixa a pele mais macia e menos sujeita a rugas

    • Não fume nem use outras drogas. O cigarro está ligado ao surgimento de problemas cardíacos e uma série de formas de câncer.

    • Controle o consumo de bebidas alcoólicas. Em excesso, o álcool pode acelerar o processo de osteoporose e levar à cirrose hepática

    • Assegure tempo suficiente de sono, oito horas diário, em média. Isso estimula a produção de hormônios, fortalecendo o sistema imunológico

    • Esteja de bem com a vida. Crie atividades de lazer e recreação e não abra mão de férias. Divertir-se é essencial para arejar a mente e combater o estresse

    • Mantenha uma postura correta nas atividades diárias para evitar problemas na coluna vertebral, que podem causar dores e limitar movimentos.

    • Tenha sempre em mente novos projetos. Não pense apenas no passado:planeje o futuro. É uma maneira de evitar depressão e ganhar mais ânimo

    • Cuide de sua saúde bucal, fazendo a higiene dos dentes após cada refeição e visitando o dentista ao menos uma vez por ano. Acima de 65 anos, 80% das pessoas têm problemas de gengiva, principal causa da perda de dentes em adultos

    • Faça revisões médicas anuais, em especial depois dos 40 anos. Informe seu médico das doenças que já acometeram seus pais ou familiares para auxiliar no diagnóstico de problemas hereditários

    • Monitore seus níveis de colesterol, glicose, triglicerídeos e pressão arterial já a partir dos 30 anos. Assim, você reduz os riscos de enfarte

    • Evite o estresse. Tente ser tolerante e não leve tudo demasiadamente a sério. O estresse colabora para a hipertensão, além de fragilizar as defesas naturais do organismo

    • Fuja da solidão. Não se isole do mundo. Procure sempre ter uma atividade social. Visite amigos, passeie, participe de atividades de grupo. Mantenha uma boa relação com a sua família. O apoio dos entes queridos é essencial em qualquer idade

    • Cultive a espiritualidade. Estudos indicam que pessoas com fé tem mais facilidade para enfrentar dificuldades, como doenças ou a perda de familiares. O envolvimento religioso também proporciona um convívio social, combatendo a solidão

    Fonte: Jornal Zero Hora/ Encarte Vida – 17/11/2001

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