Chocolate, verdades e mitos sobre este maravilhoso alimento đŸ«


đŸ«Composto essencialmente por açĂșcares e gorduras, nĂŁo tem como negar que Ă© um alimento rico em calorias e que pode engordar quando consumido em excesso.


đŸ«No entanto, o chocolate Ă© um alimento muito procurado na alimentação do atleta e mesmo na alimentação infantil, pelo seu alto valor calĂłrico e pelo seu sabor agradĂĄvel.


đŸ«O chocolate pode viciar, principalmente as mulheres, que fazem verdadeiros sacrifĂ­cios para comer uma barrinha de chocolate, substituindo Ă s vezes um almoço ou jantar.


đŸ«A feniletamina, substĂąncia liberada pelo cĂ©rebro quando as pessoas apaixonam-se, compĂ”e tambĂ©m o famoso chocolate, por isto as pessoas solitĂĄrias encontram no chocolate um companheiro inseparĂĄvel.


đŸ«TambĂ©m a teobromina, substĂąncia contida no cacau pode causar uma certa dependĂȘncia ao alimento.


đŸ«Como outros carboidratos, os aminoĂĄcidos do chocolate fazem o cĂ©rebro liberar mais hormĂŽnios, alĂ©m de saciar o apetite e a ansiedade.


đŸ«Como podemos perceber, o chocolate Ă© um alimento apaixonante, pode e deve ser comido por indivĂ­duos de qualquer idade, mas a moderação Ă© fundamental, principalmente nesta Ă©poca de PĂĄscoa, quando a tradição nos obriga a oferecer o chocolate como forma de carinho ou de amizade.


đŸ«O importante Ă© nĂŁo tornar-se “chocĂłlatra”. O vĂ­cio começa quando o doce vira atĂ© mesmo um consolo ou prazer nos momentos de tristeza e ansiedade, e nem mesmo dois bombons saciam, Ă© como se o organismo precisasse da caixa inteira, e quando finda fica um sentimento de remorso e alguns quilinhos a mais na balança. Isto Ă© o que chamamos de compulsĂŁo e para o bem de sua saĂșde, deve ser evitada.


đŸ«Pessoas que tem restrição calĂłrica ou de gorduras devem evitĂĄ-lo nesta PĂĄscoa, substituir por chocolates dietĂ©ticos nem sempre resolve, pois o valor calĂłrico Ă© reduzido graças a redução de açĂșcares e nĂŁo de gorduras e pode ser prejudicial.


đŸ«O chocolate Ă© um alimento que deve ser consumido antes de horĂĄrios em que tenhamos um gasto calĂłrico maior, como exercĂ­cios fĂ­sicos ou caminhadas e nunca Ă  noite em frente Ă  televisĂŁo, pois todas as calorias ingeridas ficarĂŁo Ă  disposição de nosso organismo e pela falta de atividade, depositar-se-ĂŁo em forma de reservas de gorduras, os indesejĂĄveis “pneuzinhos“ que tanto queremos evitar.


đŸ«Ă€s crianças cabe ressaltar que o chocolate, por ser rico em açucares, tambĂ©m pode ser causador de cĂĄries e, por este motivo, apĂłs ingeri-lo, deve-se ter o cuidado de escovar bem os dentes.


đŸ«A PĂĄscoa deve ser lembrada com bombons e confraternização, aproveite esta data sem exageros. Se vocĂȘ estĂĄ de dieta, coma seus bombons no domingo e evite consumi-los durante dias e dias, escondendo-os no armĂĄrio ou na geladeira. Quanto Ă s crianças, o exagero poderĂĄ levĂĄ-las a ter cĂłlicas ou diarrĂ©ias, portanto, todo cuidado Ă© pouco. Quanto aos adolescentes, o cuidados com erupçÔes cutĂąneas, tambĂ©m chamadas de “espinhas”, Ă© muito grande e o chocolate, sem dĂșvida acarretarĂĄ em problemas cutĂąneos instantĂąneos. Moderação, sempre.


đŸ«Qual o melhor chocolate? O puro, quanto mais puro, melhor, quanto menos açĂșcar, melhor. Chocolates puro cacau, 70%, 90%, sempre sĂŁo mais saudĂĄveis. É mais amargo, mas o paladar sempre Ă© uma questĂŁo de hĂĄbito, devemos aprender a sentir o sabor do prĂłprio alimento, nĂŁo nos condimentos e aditivos que sĂŁo colocados neles.


đŸ«Uma saborosa e nutritiva PĂĄscoa para vocĂȘ!

Dra. Marlise Potrick Stefani

‱NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE ‱

Alimentação saudåvel com foco em qualidade de vida!