top of page

Chegou o Inverno, e Agora?

Com a chegada do inverno, nosso corpo passa a pedir mais calor, mais energia.

Por isto a vontade de comer coisas mais quentes.

Mas também, não é necessário que você engorde em função disto. É saúde e imunidade que você precisa?

Então vamos lá, coloque em seu cardápio:


SOPAS

Elas são sempre uma boa opção para aquecer os seus dias, seja no almoço ou no jantar. Você pode fazê-las com legumes, verduras, grãos e carnes, tudo depende do seu paladar e do seu apetite. Se você quiser aumentar a carga proteica, coloque grãos como feijão, ervilhas, grão-de-bico, feijão branco ou mesmo carne de gado ou frango, ficarão deliciosas. Se você quiser aumentar a energia delas aumente os carboidratos, como massa, arroz, batata inglesa, batata-doce e aipim. Mas, se você quiser algo bem levinho, use e abuse dos legumes e verduras.

FRUTAS

Não esqueça: somos privilegiados, agora é a safra de frutas cítricas como laranja, limão e bergamota, ricos em vitamina C, ajudam a manter a sua imunidade em dia.

BEBIDAS QUENTES

Cappuccinos, chocolates quentes, café com leite são sempre uma boa opção, dão muita energia e lhe aquecem em seguida, mas se você quer fugir das calorias, use a abuse dos chás, são zero calorias, e se você colocar gengibre, cravo e canela, terão uma bebida termogênica, vai lhe aquecer e ativar seu metabolismo em seguida.

REFOGADOS

Claro que neste friozinho as saladas perdem um pouco a vez nas nossas mesas. Mas lembre-se que você pode usar suas verduras e legumes refogadinhos em uma caçarola anti-aderente, com pouco óleo, alho, cebola e pouco sal. Espinafre, couve, mostarda, brócolis, repolho e tantos outros vão encher de calor o seu prato. E, se quiser aumentar o seu valor proteico, coloque um ovo, vai ficar delicioso!


RECEITINHA DE ESPINAFRE COM OVOS

INGREDIENTES

  1. 1 maço de espinafre

  2. 1 colheres (sopa) de azeite de oliva

  3. 4 ovos

  4. sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

1. Lave as folhas e talos em água corrente e em seguida deixe de molho em água com 1 colher (chá) de vinagre por 15 minutos. Retire as folhas da água com cuidado, para que as sujeirinhas fiquem no fundo da tigela. Lave bem e depois pique um pouco.

2. Cozinhe no vapor por poucos minutos até murchar. Numa frigideira grande, de preferência antiaderente, coloque um pouquinho de azeite de oliva em fogo médio e junte o espinafre, mexendo por cerca de 5 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Misture bem, tampe para não esfriar e desligue o fogo.

3. Quebre os 4 ovos numa tigela com cuidado para não furar as gemas e coque em cima do espinafre e abafe para cozinha no vapor da verdura. Pronto, está feito um prato delicioso para o seu inverno .


Bom Apetite! Bon Appétit! Buon Appetito! Enjoy Your Food!

MARLISE POTRICK STEFANI

NUTRIÇÃO | GERIATRIA | COACHING |

QUALIDADE DE VIDA | GASTRONOMIA

bottom of page