top of page

Ceia para dois? Quatro ou seis?

Não importa o tamanho da ceia que vocês estava acostumado a fazer.

Agora, em meio da pandemia, fazer um jantar para dois e curtir a distância a alegria dos demais amigos e familiares, e estaremos vivos já é o suficiente.

Quantas cadeiras estarão vagas em tantas famílias? Milhares… Vítimas de um vírus, das sequelas que este vírus está deixando em cada lar…

Por isto, neste Natal e Ano Novo, faça planos diferentes, menores, mas verdadeiros.

Não soltaremos fogos, mas agradeceremos quietinhos pela vida.

E não há problema nenhum em fazer uma pequena ceia.

Aí vai um cardápio para dois, que pode sim ser multiplicado, mas não muito…

CARDÁPIO DE NATAL

  1. Snacks: castanhas, nozes, amendoins, damascos

  2. Entrada: Salpicão de Frango ou de Frios ( você pode fazer a entrada empratada, bem montada, decorada com verdes, você vai se sentir um chef…)

  3. Arroz a Grega ou Arroz com Castanhas ( sei que muitos tem verdadeira aversão as famosas uvas passas…)

  4. Peito de Perú Assado ao Molho de Laranjas ( sim, você pode comprar apenas o peito, em vez de comprar a ave inteira)

  5. Purê de Batatas Gratinado ( você pode preparar o purê normalmente e com a ajuda de um saco de confeiteiro, colocar em forma de coração ou torre, polvilhar com queijo ralado e gratinar no forno, fica lindo e delicioso!)

  6. Sobremesa: Mosaico de Gelatina ( uma sobremesa muito simples que fica linda e colorida em uma taça)

CARDÁPIO DE ANO NOVO

  1. Snacks: castanhas, nozes, amendoins, uvas, romãs

  2. Entrada: Salada no Abacaxi ( como serão poucos na mesa, você pode comprar um abacaxi pequeno e cortar ao comprido, com coroa e tudo e rechear, servindo em pratos individuais)

  3. Arroz Cremoso ao Açafrão ( muito curtem apreciar as cores branco, amarelo, entre outras para atrair boas energias para o ano que se inicia, este arroz fica colorido e saboroso…)

  4. Lentilhas ( sim, prato típico da entrada de ano por representar fartura, além ser um prato muito rico em proteínas, ah, e não esqueça do louro na lentilha!)

  5. Lombo de Porco o Molho de Ameixas ou Costelinha de Porco ao Barbecue ou Salmão ao Molho de Alcaparras ( seja qual for a sua escolha de proteínas, dizem que devemos escolher suínos ou peixes porque andam para frente, e é só o que precisamos agora…)

  6. Batatas Rústicas ou Batatas ao Murro ( receitinhas muito rápidas e saborosas que combinam muito com qualquer um dos pratos que você escolher)

  7. Sobremesa: Sorvetão ( um doce muito comum aqui no Sul, costuma finalizar com sabor os eventos familiares)

Como você viu, são cardápios simples, podem ser feitos sem gluten, sem lactose, não são pratos calóricos e a vantagem de serem servidos a la carte, para menos pessoas é que se come muito menos, se aprecia muito mais…

Nestes dias que se antecedem ao Natal e Ano Novo, estaremos postando estas receitinhas e muito mais, nas nossas redes sociais, podem nos acompanhar! @nutritecnica @marlisestefani


Bom Apetite! Bon Appétit! Buon Appetito! Enjoy Your Food!

MARLISE POTRICK STEFANI


NUTRIÇÃO | GERIATRIA | COACHING | QUALIDADE DE VIDA | GASTRONOMIA

bottom of page