top of page

A Ceia de Natal🎄


🎄A ceia de Natal é um momento que vale a pena viver.

🎄Um momento de reviver encontros, pratos típicos, alegrias e abundância de sabores.

🎄Cada um comemora ao seu gosto.

🎄Cada um comemora como pode.

🎄Algumas famílias aproveitam para neste encontro mostrar como se amam, outras nem tanto.

🎄Não importa o quanto você está motivado para viver o Natal.

🎄Ele virá todos os anos, de mansinho, como uma nova oportunidade, uma nova possibilidade.

🎄Como se tivéssemos uma nova chance a cada ano de fazer tudo de novo, ou de fazer melhor a cada ano.

🎄Não importa como foi o seu ano, se foi bom ou se foi ruim, se você ganhou ou se você perdeu, importa que você tem no Natal a possibilidade de renascer e enfrentar um novo ano inteirinho.

🎄Mas não esqueça de comemorar, se você não tem grana, comemore com o que tem, escolha um lugar tranquilo e agradável para unir quem você ama.

🎄Se você não tem ninguém, comemore com você mesmo, afinal, somos a pessoa mais importante de nossa vida.

🎄Mas se você tem saúde, agradeça e comemore mais uma vez. Natal é isto: gratidão e recomeço!


E a história de cada prato? Porque comemos o que comemos no Natal?


🍗Peru

A história do peru vem dos Estados Unidos, aquando do Dia de Ação de Graças. Supostamente, a primeira vez em que o peru se tornou num prato comemorativo foi em 1621, quando peregrinos e nativos norte-americanos comemoraram uma grande colheita na época. A ave, robusta e composta por uma grande quantidade de carne, foi então considerada então um símbolo de fartura – que perdura até aos dias de hoje.


🍖Tender

Esse é um prato que costuma dividir opiniões. Existem famílias que não abrem mão do Tender na mesa, já outras não querem nem ver de perto. Porém, gostando ou não, é inegável que o Tender faça parte da tradição do Cardápio de Natal brasileiro.

Ele nada mais é do que um pedaço generoso de presunto defumado e pré-cozido. Mas, diferente do presunto que colocamos no pão, o Tender é assado, junto de molhos e temperos para ficar bastante saboroso. Ele é uma ótima alternativa para deixar a sua ceia de Natal mais farta.


🥜Frutas secas

A apresentação de uma grande variedade de frutas secas no Natal é mais do que uma questão gastronômica. Elas têm uma ligação muito forte e particular com o solstício do Inverno. Na antiga Roma, eram um presente habitual durante as celebrações eram especialmente apreciados pelas crianças, que os valorizavam mais como brinquedos do que como comida. Entre as classes sociais mais elevadas, as frutas secas tornavam-se mais especiais por serem cobertos de ouro, e estas mesmas frutas douradas serviam tanto como presentes quanto como decorações.

Para os romanos, cada tipo de fruta seca tinha um significado especial. As avelãs evitavam a fome, as nozes relacionavam-se com a abundância e prosperidade, as amêndoas protegiam as pessoas dos efeitos da bebida. Por isso, as frutas secas que colocamos à mesa no Natal significam mais do que simples alimentos. Tradicionalmente, fazem parte de um antigo costume romano que promete a ausência de fome, pobreza e protege-nos contra os excessos da bebida.

🍪Panetone

O panetone foi criado em Milão, na Itália. O pão de massa fermentada com frutas cristalizadas é uma tradição muito presente no Natal em vários países do mundo. Há várias lendas que explicam o surgimento da sobremesa. Uma delas garante que um jovem muito rico se apaixonou pela filha de um padeiro, que não aceitava o namoro. Para se aproximar da moça, ele passou a trabalhar na padaria. Criou, então, um pão diferente com frutas cristalizadas que tinha o formato da cúpula de uma igreja. A iguaria fez muito sucesso e o jovem espalhou que ela havia sido criada pelo padeiro, o Senhor Toni. Daí, ele ficou conhecido como pane del Toni ou panetone.


👩🏻‍🍳👩🏼‍⚕️🤶🏻🧑🏻‍🎄🎅🏻Receitinhas da Semana: Cardápio da Ceia de Natal, aí vai um cardápio cheio de tradições:

  • Arroz a Grega

  • Peru Assado com Farofa e Frutas

  • Salpicão de Frios ou Legumes ou Frango

  • Lombo de Porco ou Tender Assado

  • Frutas Secas

  • Sobremesas:

  • Salada de Frutas

  • Sorvetão com Calda de Chocolate

  • Panetone

Boa Ceia de Natal!!! Saúde e sabor sempre!


Bom Apetite! Bon Appétit! Buon Appetito! Enjoy Your Food!

Dra. Marlise Potrick Stefani

•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •

Alimentação saudável com foco em qualidade de vida!


Comentarios


bottom of page