top of page

Araticum ou Fruta-Do-Conde? Tanto faz… Faz bem e pronto.

Você tem dificuldade em saber a diferença entre araticum-do-mato e fruta-do-conde? Realmente elas são muito parecidas, mas possuem texturas, cheiros e aromas distintos. Na verdade são alimentos saborosos e ricos em vitaminas, sobretudo a C e as do complexo B, além de serem excelentes fontes de fibras.


O araticum se destaca por ser de um tamanho maior. A polpa pode ser rosada ou amarelada e apresenta sabor entre doce e ácido. Os gomos podem ser facilmente retirados. A fruta é rica, principalmente, em vitaminas B1 e B2, ótimas para o sistema nervoso. Auxilia também no melhor funcionamento do intestino.


A fruta-do-conde, é menor, com a casca mais rugosa e é bem redondinha. Ambas são saborosas e levemente doces. Ajudam a regular os níveis do mau colesterol (LDL) e são indicadas para o tratamento de anemia, diarreia e desnutrição.


De baixas calorias, a fruta oferece um lanche maravilhoso para o seu organismo.



Receitinha da Semana: Sorvete de Fruta-Do-Conde

• Ingredientes

6 frutas do conde, bem maduras

1 limão

1 copo de açúcar Demerara

1 copo de água de côco


• Modo de preparo

Numa panela, coloque a água e o açúcar e leve ao fogo até ferver e dissolver o açúcar. Coloque para gelar.

Retire todos os gomos das frutas. Ponha um pouco de gomos numa peneira de cada vez. Com uma espátula, vá esfregando os gomos contra as laterais da peneira para retirar os caroços. À medida que os caroços forem saindo, vá retirando-os e colocando a polpa limpa numa vasilha. Raspe as cascas para retirar a polpa que fica na casca, sem retirar a parte arenosa da fruta. Ponha toda a polpa numa vasilha, esprema meio limão.

Vá incorporando a calda com a polpa de fruta-do-conde, aos poucos.

Leve o creme de frutas-do-conde a geladeira para gelar mais um pouco. Quando a mistura estiver bem gelada, bata na batedeira e leve ao freezer. Repita isto por três vezes até formar um sorvete denso e saboroso.


Bom Apetite! Bon Appétit! Buon Appetito! Enjoy Your Food!

Dra. Marlise Potrick Stefani

NUTRIÇÃO | COACHING | GERIATRIA | GASTRONOMIA | QUALIDADE DE VIDA


bottom of page