top of page

Amora, 5 benefícios desta fruta!

Milhares de amoras brotam na pequena árvore no meu pátio feito pipoca. É engraçado como uma árvore tão pequena possa dar tantos frutos. Mas assim é a amoreira. Bondosa e frondosa, só precisamos dar tempo a ela.

Conheça cinco razões para colocar a amora no seu cardápio:


1.Combate o envelhecimento

Por ser rica em antioxidantes, especialmente as vitaminas A e E, o consumo regular dessa fruta é capaz de desacelerar a ação dos radicais livres derivados do oxigênio. Isso significa que a amora é um potente aliado contra o envelhecimento e contra os problemas que vêm junto com ele.

2.Melhora a pressão arterial

É uma excelente fonte de resveratrol. Este é um tipo de antioxidante flavonóide, que atua diretamente na vasoconstrição de veias e vasos sanguíneos. Potencializa a produção de óxido nítrico, hormônio que estimula a vasodilatação. A amora também é fonte de minerais potentes para o bom funcionamento da circulação sanguínea, como potássio, magnésio e manganês. O consumo da fruta é excelente na prevenção de doenças cardíacas.

3.Fortalece o sistema imunológico

A vitamina C, presente em abundância na amora (36.4 mg / 100g), é conhecida por sua ação protetora contra doenças infecciosas. Consumir alimentos ricos em vitamina C reforça o sistema imunológico, pois ela é um poderoso antioxidante que prende os radicais livres produzidos por nosso organismo em caso de stress provocado por inflamações, ou por produtos químicos que consumimos.

4.Ameniza os sintomas da menopausa

A junção das vitaminas A, K, B, E, C e do ferro, nutrientes abundantes na amora, também é um excelente aliado contra os sintomas típicos do climatério. Como, por exemplo, a ansiedade, o nervosismo, a memória fraca, a depressão, as dores musculares e nas articulações, as ondas de calor, as dores de cabeça, a redução da libido, a insônia e problemas urinários.

5.Pode auxiliar na sua dieta

Fruta de poucas calorias, a amora é rica em vitaminas que aceleram o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. As vitaminas do complexo B e vitamina K são os melhores aliados de uma dieta saudável. Rica em fibras, a amora pode fazer parte do seu café da manha ou lanche da tarde em uma dieta saudável.


Os vários tipos de de amora – branca, vermelha ou preta são nativos da Asia. A fruta se adaptou em diversos locais de clima quente e cresce abundante no Brasil, sendo considerada uma planta de fácil cultivo por não demandar o uso de muitos pesticidas e agrotóxicos. Em geléias, doces ou degustada naturalmente, esta frutinha delicada é também um grande aliado da saúde.

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DA AMORA

Porção por 100 g



Você pode ter uma árvore de amora no seu jardim, ela pode ser decorativa e nutritiva!

Segue uma receitinha bem fácil para se deliciar com esta fruta, que além de gostosa é muito saudável!


MOUSSE DE AMORAS

INGREDIENTES

1 lata de leite condensado light

1 caixinha de creme de leite light

1 xícara de chá de amora amassada

1 envelope de gelatina em pó sem sabor

3 colheres de sopa de água

MODO DE PREPARO

Em um bowl coloque o leite condensado, o creme de leite e a amora Dissolva a gelatina a gelatina na água Coloque a gelatina no bowl mexendo bem, pode também ser colocada no liquidificador. Leve a geladeira até gelar.

Fica delicioso!


Bom Apetite! Bon Appétit! Buon Appetito! Enjoy Your Food!


MARLISE POTRICK STEFANI

NUTRIÇÃO | GERIATRIA | COACHING | QUALIDADE DE VIDA | GASTRONOMIA


bottom of page