top of page

Vitaminas e polivitamínicos, realmente funcionam?🍋🍊💊


💊Que as vitaminas são importantes para manter nossa saúde em dia, todo mundo sabe. Mas quando é a hora de suplementar? Quais vitaminas suplementar? Devo usar vitaminas separadas ou em polivitamínicos?

💊A indústria farmacêutica começou a colocar em cápsulas aquilo que estava faltando em nossa alimentação, vitamina C foi uma das primeiras, depois as vitaminas do complexo B, depois sais minerais, enfim, é uma gama tão grande de micronutrientes, que até ficamos em duvida de qual é o melhor. A resposta para esta pergunta é: o melhor para você é o que o seu médico ou nutricionista prescrever, depois de ter analisado se realmente existem deficiências em sua alimentação. Aí sim, ele poderá suplementar o que realmente o seu corpo necessita.

🏋🏼Os atletas às vezes precisam suplementar quando não conseguem ingerir todos os nutrientes que o seu corpo necessita.

👵🏻O idoso quando deixa de absorver nutrientes por alguma doença ou por alguma medicação necessária, às vezes precisa de reposição vitamínica.


🤰🏼A gestante ou nutriz pode necessitar de suplementação para garantir uma gestação ou amamentação tranquila.


👨🏼‍⚕️Muitas coisas devem ser levadas em conta: idade, sexo e, principalmente o estado de saúde de cada indivíduo devem ser levada em conta antes de iniciar uma suplementação vitamínica.

💊Uma grande preocupação que surgiu durante e depois da pandemia foi a auto-administração de vitaminas e sais minerais, inclusive em doses excessivas, imaginando que isto fosse ajudar na imunidade, mas muitos casos de doenças gástricas ou mesmo pancreatites foram causadas pelo excesso de medicamentos e suplementos sem indicação médica ou nutricional.

🥴É o que chamamos de hipervitaminose que pode causar náuseas, vômitos, diarréia ou hipertensão arterial que nos preocupa, pois, além da medicação tomada, tem a alimentação toda ingerida no dia, que pode conter uma série de nutrientes que podem resultar em excesso de vitaminas e sais minerais.


👩🏼‍⚕️Portanto, é importante que se saiba que a prescrição destes deve ser feita por médico ou nutricionista e que o primeiro passo para uma vida mais saudável é praticar atividades físicas regularmente e uma alimentação equilibrada!

👩🏻‍🍳Receitinha da Semana: SUCO POLIVITAMÍNICO🍒🍊

Ingredientes

1 laranja em suco

1/2 limão em suco

1 cenoura picadinha

3 acerolas

1 pedaço pequeno de beterraba crua

100 ml de água de côco

1 pedacinho pequeno de gengibre

1 colher de uvas passa

1 castanha do pará

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes frescos em liquidificador, beber em seguida. Esta é uma dose diária de vitaminas e sais minerais incrível, aproveite e beba diariamente.


Bom Apetite! Bon Appétit! Buon Appetito! Enjoy Your Food!


Dra. Marlise Potrick Stefani

•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •

Alimentação saudável com foco em qualidade de vida!


bottom of page