top of page

Mel, um doce e saudável alimento 🍯

É de muito tempo que o mel faz parte da mesa de crianças e adultos.

Considerado muito saudável, já era dado a bebês, hoje se sabe que não é bem assim… É um alimento rico em vitaminas e sais minerais e muitos antioxidantes por isto pode ser legal na recuperação de um resfriado, mas não na alimentação de um bebê ou de um obeso ou de um diabético.



Já vi paciente entrar em coma porque fez uma dieta de grupo sanguíneo que lhe dizia para comer mel, no entanto, a paciente era diabética. É um alimento muito rico em açúcares e por isto dá muita energia. O glicose, a frutose e os carboidratos garantem mais de 200 calorias em uma colher de sopa. É muita caloria para colocar em um chazinho, não é mesmo?


Claro que pelos seus flavonóides ele auxilia nas defesas imunológicas do organismo, e também pode auxiliar na saúde gastrointestinal pela sua ação anti-inflamatória e antioxidante.

Mas, lembrem-se: crianças menores de um ano não podem consumir este alimento pelo risco de contaminação por Clostridium botulinum, uma bactéria que pode ser muito nociva na infância. Nada de colocar mel na chupeta!!!


E aos diabéticos, moderação, cuidado e doses muito pequenas, mesmo que seja para auxiliar na recuperação de um resfriado, pois pode aumentar os picos de glicemia no corpo.


Qual o melhor mel para levar para a minha família? Aquele que tem o selo de autenticidade do SIF ( Serviço de Inspeção Federal) em primeiro lugar. Depois veja se o estabelecimento cumpre as boas práticas de fabricação, se a embalagem está lacrada e se está dentro da data de validade. Depois de comprado os cuidados continuam, e você deve armazená-lo em local seco, longe da luz solar.


Mais uma dica? Lembre que o mel em altas temperaturas perde algumas das suas propriedades pela perda de nutrientes, então, dê preferência a receitinhas que o mel seja usado de forma natural


RECEITINHA DA SEMANA: PÃO DE MEL FUNCIONAL

Ingredientes

-2 ovos

-3 colheres de sopa de cacau em pó 50%

-2 colheres de sopa de farinha de amêndoas

-1 colher de chá de óleo de coco derretido

-2 colheres de sopa de mel

-1 colher de chá de açúcar mascavo

-1 pitada de canela

-1 pitada de cravo em pó

-1 colher de chá de fermento em pó

-1 colher de sopa de pasta de amendoim com mel

- 50 gramas de chocolate 70%

Modo de Preparo:

1 - Bata os ovos com o mel e o óleo de coco

2 - Em seguida, junte o cacau, a farinha de amêndoas, o açúcar, a canela e o cravo e volte a misturar

3 - Por último adicione o fermento

4 - Dívida a massa em dois recipientes redondos pequenos e leve por 3 minutos no micro-ondas, em potência máxima

5 - Retire e deixe esfriar. Depois corte os bolinhos ao meio e coloque a pasta de amendoim. Tampe e deixe no congelador por 20 minutos

6 - Por fim derreta o chocolate, cubra o pão de mel funcional com ele e deixe mais 5 minutos no congelador para firmar

Fica delicioso, experimente!


Bom Apetite! Bon Appétit! Buon Appetito! Enjoy Your Food!


Dra. Marlise Potrick Stefani

•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •

Pela alimentação saudável você ganha qualidade de vida!


留言


bottom of page