Mel, um doce e saud√°vel alimento ūüćĮ

√Č de muito tempo que o mel faz parte da mesa de crian√ßas e adultos.

Considerado muito saud√°vel, j√° era dado a beb√™s, hoje se sabe que n√£o √© bem assim‚Ķ √Č um alimento rico em vitaminas e sais minerais e muitos antioxidantes por isto pode ser legal na recupera√ß√£o de um resfriado, mas n√£o na alimenta√ß√£o de um beb√™ ou de um obeso ou de um diab√©tico.



J√° vi paciente entrar em coma porque fez uma dieta de grupo sangu√≠neo que lhe dizia para comer mel, no entanto, a paciente era diab√©tica. √Č um alimento muito rico em a√ß√ļcares e por isto d√° muita energia. O glicose, a frutose e os carboidratos garantem mais de 200 calorias em uma colher de sopa. √Č muita caloria para colocar em um chazinho, n√£o √© mesmo?


Claro que pelos seus flavon√≥ides ele auxilia nas defesas imunol√≥gicas do organismo, e tamb√©m pode auxiliar na sa√ļde gastrointestinal pela sua a√ß√£o anti-inflamat√≥ria e antioxidante.

Mas, lembrem-se: crian√ßas menores de um ano n√£o podem consumir este alimento pelo risco de contamina√ß√£o por Clostridium botulinum, uma bact√©ria que pode ser muito nociva na inf√Ęncia. Nada de colocar mel na chupeta!!!


E aos diabéticos, moderação, cuidado e doses muito pequenas, mesmo que seja para auxiliar na recuperação de um resfriado, pois pode aumentar os picos de glicemia no corpo.


Qual o melhor mel para levar para a minha família? Aquele que tem o selo de autenticidade do SIF ( Serviço de Inspeção Federal) em primeiro lugar. Depois veja se o estabelecimento cumpre as boas práticas de fabricação, se a embalagem está lacrada e se está dentro da data de validade. Depois de comprado os cuidados continuam, e você deve armazená-lo em local seco, longe da luz solar.


Mais uma dica? Lembre que o mel em altas temperaturas perde algumas das suas propriedades pela perda de nutrientes, então, dê preferência a receitinhas que o mel seja usado de forma natural


RECEITINHA DA SEMANA: PÃO DE MEL FUNCIONAL

Ingredientes

-2 ovos

-3 colheres de sopa de cacau em pó 50%

-2 colheres de sopa de farinha de amêndoas

-1 colher de chá de óleo de coco derretido

-2 colheres de sopa de mel

-1 colher de ch√° de a√ß√ļcar mascavo

-1 pitada de canela

-1 pitada de cravo em pó

-1 colher de chá de fermento em pó

-1 colher de sopa de pasta de amendoim com mel

- 50 gramas de chocolate 70%

Modo de Preparo:

1 - Bata os ovos com o mel e o óleo de coco

2 - Em seguida, junte o cacau, a farinha de am√™ndoas, o a√ß√ļcar, a canela e o cravo e volte a misturar

3 - Por √ļltimo adicione o fermento

4 - Dívida a massa em dois recipientes redondos pequenos e leve por 3 minutos no micro-ondas, em potência máxima

5 - Retire e deixe esfriar. Depois corte os bolinhos ao meio e coloque a pasta de amendoim. Tampe e deixe no congelador por 20 minutos

6 - Por fim derreta o chocolate, cubra o p√£o de mel funcional com ele e deixe mais 5 minutos no congelador para firmar

Fica delicioso, experimente!


Bom Apetite! Bon Appétit! Buon Appetito! Enjoy Your Food!


Dra. Marlise Potrick Stefani

‚ÄĘNUTRI√á√ÉO & LONGEVIDADE ‚ÄĘ

Pela alimentação saudável você ganha qualidade de vida!