Jabuticaba, 4 razões para colocar esta frutinha especial em seu cardápio


🫐Uma frutinha tão pequena, mas que pode lhe trazer muitos benefícios. Presente nos romances, nas memórias de infância de cada um de nós, é uma fruta que cabe na mão, no bolso, em punhados, chega a ser quase selvagem colher jabuticabas no pé. E acredite: é uma tarefa inesquecível!

Seu tamanho é inversamente proporcional ao da lista de benefícios que ela oferece ao organismo. Eles são muitos, vão de ajudar em sua dieta de emagrecimento, no combate ao câncer, e na prevenção do envelhecimento precoce. E lembrem, a casca, às vezes é desprezada, mas está por trás de boa parte desses efeitos.

Seguem alguns benefícios desta frutinha especial:

👉🏻1-Ajuda na regulação do peso

A jabuticaba possui poucas calorias (58 calorias em 100 gramas) e muitas fibras, que promovem saciedade por mais tempo.

👉🏻2-Previne o envelhecimento precoce

Por ter compostos fenólicos, a jabuticaba tem uma forte ação antioxidante, o que combate a ação dos radicais livres que prejudicam a pele e levam à flacidez e as rugas.

👉🏻3-Melhora o funcionamento do intestino

Por ser rica em fibras, ajuda na regulação do intestino. São aproximadamente 2,3 gramas em 100 gramas, o que corresponde a 20 unidades —a recomendação diária desse nutriente é entre 25 e 30 gramas. As fibras estão principalmente na casca, mas sempre devemos ingerir muita água, ou podemos ter efeito contrário, provocando inchaço, gases e constipação.

👉🏻4-Regula a pressão arterial

Com a fruta é rica em potássio, relaxa as paredes dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação. Evidências científicas já mostraram que ingerir fontes desse mineral é tão importante quanto maneirar no sal, quando se trata da prevenção da hipertensão arterial.

A jabuticaba pode ser ingerida in natura, mas também é usada na produção de sucos, geleias, licores e molhos para pratos doces e salgados. Também podemos preparar a farinha de jabuticaba e deixar pães, biscoitos e bolos mais coloridos e saborosos.

👩🏻‍🍳Receitinha da Semana: Smoothie de Banana e Jabuticaba

Ingredientes

  • 1 banana pequena bem madura, congelada em rodelinhas

  • 1/2 xícara de jabuticaba

  • 1/2 xícara de água de côco

  • 2 colheres (sopa) de leite em pó

  • 2 colheres de iogurte grego light desnatado

Modo de preparo

Em um liquidificador, bata todos os ingredientes. Sirva a seguir.

Dra. Marlise Potrick Stefani

•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •

Alimentação saudável com foco em qualidade de vida!