top of page

Gelatina, afinal, pode ou não pode?🍧


“A gelatina é uma mistura de poli e oligopeptídios derivados da hidrólise parcial do colágeno, em que as ligações moleculares naturais entre fibras separadas de colágeno são quebradas, permitindo o seu rearranjo. A gelatina funde com o calor e solidifica quando fica gelada.” Esta é a versão da Wikipedia, pura e simples, muito se fala sobre seus benefícios e malefícios, vamos esclarecer aqui.


Vendida como fonte de colágeno e com versões pouco calóricas, muitos acreditam que a gelatina é saudável e pode, inclusive, auxiliar no emagrecimento. Quem nunca provou uma sobremesa com este ingrediente?


A gelatina industrializada, colorida e consumida como sobremesa ou suco em grandes volumes, não é saudável. Esta versão é produto alimentício, porque não contém na sua formulação nenhum ingrediente que seja considerado alimento de verdade.


A gelatina que encontramos no mercado é basicamente composta por açúcar, gelatina (obtida através da extração do colágeno de tecidos animais), adoçantes artificiais, reguladores de acidez, corantes e aromatizantes artificiais que dão aquele colorido atrativo. Claro, o consumo em excesso destes ingredientes químicos não é saudável.


🍭Açúcar

O principal ingrediente das gelatinas industrializadas é o açúcar. O excesso do consumo desse componente pode levar ao aumento de peso ou à obesidade.


🍬Adoçantes

O excesso de edulcorantes artificiais pode estimular a compulsão alimentar e a vontade de comer doces. Além disso, o consumo desses componentes não é recomendado para crianças e gestantes.


🧪Corantes

Os corantes são aditivos alimentares utilizados pela indústria com o objetivo de deixar os produtos mais atrativos ao consumidor. Seu consumo em excesso ou em longo prazo pode desencadear reações alérgicas, irritação gástrica, problemas de pele e suscetibilidade ao câncer.


Então nunca mais posso comer gelatina? Pequenas quantidades não oferecem riscos potenciais à saúde.

Sempre verifique a lista de ingredientes descrita na embalagem e dê preferência aos produtos com menos açúcares e aditivos químicos.


E lembre-se: use formas mais saudáveis de gelatina, preparando em casa, utilizando gelatina incolor, suco natural de frutas ou iogurtes. Isso porque essa versão não possui corantes artificiais, edulcorantes e açúcar.

Você pode acrescentar pedaços de frutas, também a torna mais saborosa e enriquece nutricionalmente.

A opção vegana é utilizar o agar-agar, extraído de algas marinhas, mais especificamente das algas vermelhas. Ele pode ser encontrado facilmente em lojas de produtos naturais e é vendido em pó ou em folhas. Além de não conter substâncias artificiais, essa opção possui uma boa quantidade de proteínas, fibras e sais minerais, como fósforo, potássio, cloro e iodo.

Por ser rico em fibras, o agar-agar contribui para o aumento da sensação de saciedade, além de ajudar no funcionamento do intestino. Por ser extraída de fontes vegetais, é uma boa escolha para pessoas vegetarianas e veganas.


👩🏻‍🍳👩🏼‍⚕️Receitinhas da Semana:


Gelatina natural de uva🍇

  • 1 envelope de gelatina incolor e sem sabor;

  • 250 ml de água potável;

  • 250 ml de suco de uva natural (sem adição de açúcar);

  • 1 maçã sem casca cortada em cubos.

Modo de preparo: hidrate a gelatina incolor e depois misture com a água e o suco de uva. Acrescente os pedaços de maçã e leve à geladeira até endurecer.

Você pode preparar sua gelatina com o suco de fruta de sua preferência, laranja, morango, maracujá ou melancia… A única que não dá muito certo é o abacaxi, cuja bromelina nem sempre deixa endurecer. Se preferir por adoçar, opte pelo mel ou açúcar mascavo.


Gelatina vegana de uva🍇

  • 1 colher (sopa) de agar-agar em pó;

  • 200 mL de água fria;

  • 400 mL de suco concentrado de uva integral.

Modo de preparo: dissolva o agar-agar na água e leve ao fogo baixo. Ferva por cerca de 1 minuto. Desligue o fogo e acrescente o suco de uva. Leve à geladeira até endurecer.


A gelatina é um produto que historicamente faz parte da alimentação por ser considerada saudável. Hoje se sabe que assim como outros alimentos ou produtos alimentares industrializados, é preciso dar atenção aos ingredientes e à quantidade.


Viu? Você não precisa excluir todos os alimentos de sua vida. Basta buscar opções saudáveis de viver a vida. Não vá atrás do terrorismo nutricional, tudo pode, desde que você busque versões saudáveis e naturais.


💦Beba💦

🍽️Coma Consciente🍽️

🏋🏻‍♀️Mexa-se🏋🏻‍♀️


Marlise Potrick Stefani

•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •

Alimentação Saudável com Foco em Qualidade de Vida

2 Comments


Walter Dutra
Walter Dutra
Nov 09, 2024

Sou adepto a alimentaçao sem a maozinha da industria.

A 15 anos tive um infarte.

Medicosme perguntaram fumou por muito tempo, nunca fumei.

Perguntaram muito churrasco,carne vermelha ,ou benida alcolica, nunca.

Entao me proibiram de usar olio vegetal.

Pois sempre estiv envolvido com acade.ia , natacao e artes marciais.

Hoje tenho 73 anos e so posso fazer caminhada.

Me alimento com frutas legumes ecereais.

Gordura so banha de porco sem passar pela industria. Bom dia e obrigado por abordar esse assuntos. Parabens..

Like
Nutritecnica Ltda.
Nutritecnica Ltda.
Nov 10, 2024
Replying to

Obrigada, Walter. Com certeza esta é a sua melhor escolha, alimentos naturais prolongam a nossa vida. Grande abraço!

Like
bottom of page