top of page

Gelatina, afinal, pode ou não pode?🍧


“A gelatina é uma mistura de poli e oligopeptídios derivados da hidrólise parcial do colágeno, em que as ligações moleculares naturais entre fibras separadas de colágeno são quebradas, permitindo o seu rearranjo. A gelatina funde com o calor e solidifica quando fica gelada.” Esta é a versão da Wikipedia, pura e simples, muito se fala sobre seus benefícios e malefícios, vamos esclarecer aqui.


Vendida como fonte de colágeno e com versões pouco calóricas, muitos acreditam que a gelatina é saudável e pode, inclusive, auxiliar no emagrecimento. Quem nunca provou uma sobremesa com este ingrediente?


A gelatina industrializada, colorida e consumida como sobremesa ou suco em grandes volumes, não é saudável. Esta versão é produto alimentício, porque não contém na sua formulação nenhum ingrediente que seja considerado alimento de verdade.


A gelatina que encontramos no mercado é basicamente composta por açúcar, gelatina (obtida através da extração do colágeno de tecidos animais), adoçantes artificiais, reguladores de acidez, corantes e aromatizantes artificiais que dão aquele colorido atrativo. Claro, o consumo em excesso destes ingredientes químicos não é saudável.


🍭Açúcar

O principal ingrediente das gelatinas industrializadas é o açúcar. O excesso do consumo desse componente pode levar ao aumento de peso ou à obesidade.


🍬Adoçantes

O excesso de edulcorantes artificiais pode estimular a compulsão alimentar e a vontade de comer doces. Além disso, o consumo desses componentes não é recomendado para crianças e gestantes.


🧪Corantes

Os corantes são aditivos alimentares utilizados pela indústria com o objetivo de deixar os produtos mais atrativos ao consumidor. Seu consumo em excesso ou em longo prazo pode desencadear reações alérgicas, irritação gástrica, problemas de pele e suscetibilidade ao câncer.


Então nunca mais posso comer gelatina? Pequenas quantidades não oferecem riscos potenciais à saúde.

Sempre verifique a lista de ingredientes descrita na embalagem e dê preferência aos produtos com menos açúcares e aditivos químicos.


E lembre-se: use formas mais saudáveis de gelatina, preparando em casa, utilizando gelatina incolor, suco natural de frutas ou iogurtes. Isso porque essa versão não possui corantes artificiais, edulcorantes e açúcar.

Você pode acrescentar pedaços de frutas, também a torna mais saborosa e enriquece nutricionalmente.

A opção vegana é utilizar o agar-agar, extraído de algas marinhas, mais especificamente das algas vermelhas. Ele pode ser encontrado facilmente em lojas de produtos naturais e é vendido em pó ou em folhas. Além de não conter substâncias artificiais, essa opção possui uma boa quantidade de proteínas, fibras e sais minerais, como fósforo, potássio, cloro e iodo.

Por ser rico em fibras, o agar-agar contribui para o aumento da sensação de saciedade, além de ajudar no funcionamento do intestino. Por ser extraída de fontes vegetais, é uma boa escolha para pessoas vegetarianas e veganas.


👩🏻‍🍳👩🏼‍⚕️Receitinhas da Semana:


Gelatina natural de uva🍇

  • 1 envelope de gelatina incolor e sem sabor;

  • 250 ml de água potável;

  • 250 ml de suco de uva natural (sem adição de açúcar);

  • 1 maçã sem casca cortada em cubos.

Modo de preparo: hidrate a gelatina incolor e depois misture com a água e o suco de uva. Acrescente os pedaços de maçã e leve à geladeira até endurecer.

Você pode preparar sua gelatina com o suco de fruta de sua preferência, laranja, morango, maracujá ou melancia… A única que não dá muito certo é o abacaxi, cuja bromelina nem sempre deixa endurecer. Se preferir por adoçar, opte pelo mel ou açúcar mascavo.


Gelatina vegana de uva🍇

  • 1 colher (sopa) de agar-agar em pó;

  • 200 mL de água fria;

  • 400 mL de suco concentrado de uva integral.

Modo de preparo: dissolva o agar-agar na água e leve ao fogo baixo. Ferva por cerca de 1 minuto. Desligue o fogo e acrescente o suco de uva. Leve à geladeira até endurecer.


A gelatina é um produto que historicamente faz parte da alimentação por ser considerada saudável. Hoje se sabe que assim como outros alimentos ou produtos alimentares industrializados, é preciso dar atenção aos ingredientes e à quantidade.


Viu? Você não precisa excluir todos os alimentos de sua vida. Basta buscar opções saudáveis de viver a vida. Não vá atrás do terrorismo nutricional, tudo pode, desde que você busque versões saudáveis e naturais.


💦Beba💦

🍽️Coma Consciente🍽️

🏋🏻‍♀️Mexa-se🏋🏻‍♀️


Marlise Potrick Stefani

•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •

Alimentação Saudável com Foco em Qualidade de Vida

Comments


bottom of page