Quem me segue nas redes sociais sabe que adoro uma receitinha…
Mas acho que chegou a hora de olharmos para dentro das nossas casas e listar o que temos de alimentos e manter o suficiente para o período que teremos que ficar um casa.
Não é hora de desperdiçar alimentos fazendo receitas novas de doces, ou comidas excêntricas para se “divertir” no período de isolamento, mas sim de fazer o aproveitamento dos alimentos da estação.
É hora de voltarmos ao “bom e velho arroz com feijão”. Ensinar nossos filhos a fazerem pratos equilibrados com arroz, feijão, carne e legumes. É disto o que precisamos agora.
Postar receitas com múltiplos ingredientes, cometer excessos ou comidas de calorias vazias como doces ou bebidas não me parece uma boa atitude para quem não sabe por quanto tempo teremos que ficar dentro de casa…
O inverno se aproxima, precisamos ajustar a quantidade de alimentos que precisamos.
É claro que os mercados não vão conseguir abastecer todos os insumos… a maior parte das pessoas alimentava-se diariamente nos restaurantes que estão fechando dia a dia. E agora as casas que não recebiam nenhum individuo para o almoço, agora contam com a família inteira todos os dias para todas as refeições…
Educação alimentar, economizar para não faltar.
Assustador ver as pessoas esvaziando as prateleiras e enchendo os porta-malas de refrigerantes ou bebidas alcoólicas…
Consciência, pessoal.
Vamos lembrar das refeições que a nossa mãe servia em casa, comida de verdade!
É o que precisamos agora para enfrentar a crise, vamos esquecer as firulas gastronômicas e pensar em nossa saúde…
O primeiro alimento da humanidade é o pão, “o pão nosso de cada dia”. Tarefa que nossas mães faziam tranquilamente e que hoje transformamos no simples ato de pegar um pacote no mercado e colocar no carrinho. ‘Largamos” no armário da nossa casa e deixamos lá, “para quem quiser”. Esquecemos a importância de sentarmos juntos a mesa e dividirmos o pão com a nossa família.
Por isto, aí vai a receitinha do pão que fiz ontem, rende dois pães, um você usa e o outro você embala direitinho e congela, para descongelar, é só tirar do freezer uma horinha antes de servir.
PÃO INTEGRAL CASEIRO
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
25 g de fermento fresco para pão
400 ml de água morna
100 ml de óleo de girassol
1 colher (sobremesa) de sal
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de aveia
1/2 xícara (chá) de gérmen de trigo
1 xícara (café) de semente de linhaça
farinha de trigo até dar o ponto
Modo de Preparo:
Em um bowl, misture o fermento com o açúcar, adicione a água morna e acrescente mexendo sempre os outros ingredientes. Em uma superfície lisa e enfarinhada, sove bem a massa e deixe crescer até dobrar de volume. Faça uma bolinha com a massa e forme os pães, coloque em forma de pão ( se for de silicone não precisa nem untar). Deixe crescer novamente. Leve ao forno a 200º C, por aproximadamente 30 a 45 minutos (observe, já que o tempo pode ser alterado, dependendo do forno).
É isto, comidas simples para enfrentar situações complexas.
DRA. MARLISE POTRICK STEFANI
NUTRIÇÃO | GERIATRIA | COACHING |
QUALIDADE DE VIDA | GASTRONOMIA
Comentarios