top of page

Comidas quentinhas para aquecer o seu inverno


No inverno, percebemos que o nosso corpo fica diferente, muitos amam o frio para poder praticar atividades físicas, outros como eu, odeiam o frio, pois tudo fica mais difícil, entrar na cama, sair da cama, entrar no banho, sair do banho, colocar um monte de roupas, tirar um monte de roupas… Mas enfim, para quem mora no Sul não tem escolha, nossas estações são muito definidas, hora muito frio, hora muito quente. E no inverno vamos curtir o que tem de melhor: as comidinhas que aquecem o nosso coração e a nossa alma…


Pratos que saem do forno ou do fogão para a mesa, em pratos únicos podem ser uma boa opção.


Alguns pratos ganham destaque na nossa mesa:


🥣Sopas e Caldos

Muitas pessoas dizem que sopa não é comida. É comida sim. E uma comida de respeito, pois ali podem estar muitos nutrientes que aquecem nosso corpo como nada ou ninguém. Pode ter como base um caldo de carnes ou aves, ou mesmo de legumes. Depois é só colocar grãos, tubérculos e legumes para ter uma refeição completa.


🍲 Polenta com carne

A polenta, pelo seu valor calórico em função do carboidrato, combinada a caldos de carnes, complementada por um molho de frango, carne ou vegetais como cogumelos garante a complementação proteica de um prato delicioso e quentinho.


🥘Cozidos

Carnes e aves cozidos em molhos, com tubérculos como aipim, batatas e outros temperos podem ser uma calórica refeição para quem precisa de calor e energia.


🍚Arroz Carreteiro

Um prato muito conhecido no Sul, junta uma carne bem temperada ao arroz, numa combinação deliciosa de carboidrato e proteínas, complementado com ovos cozidos e temperinho verde são muito apreciados nos almoços ou jantares de família no inverno.


🍛Feijoada

Amo a história da feijoada e cada vez que vejo a mesa completa, com a feijoada, arroz, couve, farora e laranjas, vejo um pouco dos antepassados que do pouco que recebiam para comer faziam esta refeição tão completa que trazia energia para enfrentarem o frio e tempos difíceis.


🥮Frutas Quentes

Muitos pacientes falam que não gostam de frutas porque são frias e no inverno não apetece. Sempre ensino receitinhas simples de forno, frigideira ou microondas com bananas, maçãs, peras ou abacaxis grelhados, gratinadas com canela ou cacau ou mesmo em forma de muffins ou panquequinhas para aquecerem as longas tardes frias de inverno.


🍫Chocolate Quente

Para alguns, chocolate quente é quase uma heresia, devido às calorias… O chocolate quente nada mais é do que o leite, que pode ser desnatado, vegetal ou de sua preferência, com um bom chocolate amargo e com uma leve engrossadinha, pode colocar canela, que por ser termogênica aquece mais ainda o corpo após ingerir esta delícia.


☕️Cappuccino

Aquela mistura do leite, chocolate e café que todo mundo adora, com certeza é um bom meio de aquecer as nossas tardes. Para quem quer cuidar das calorias, é só tirar o chantilly…


🫖Chás

Amo chás!!! Disto tudo mundo sabe, faço coleção de xícaras, bules e de chás mesmo. Qualquer chá que você colocar gengibre e canela vai aquecer mais do que qualquer alimento calórico sem uma caloria sequer. Então, para quem precisa cuidar da balança é uma excelente opção!



💦Beba💦. 🍽️Coma Consciente🍽️. 🏋🏻‍♀️Mexa-se🏋🏻‍♀️


Marlise Potrick Stefani

•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •

Alimentação Saudável com Foco em Qualidade de Vida

Comments


bottom of page