A gente pára pouco para analisar quais as formas mais saudáveis de cozinhar os alimentos que vamos ingerir. Sabemos que fritura faz mal, que alimentos mal cozidos podem causar intoxicações, mas qual é o melhor método então?
A melhor comida sempre é a comida mais natural, a comida viva, que passa por menos processos, fresquinha, feita na hora…
Saladas, frutas e sucos são uma boa opção, mas e as carnes, sabemos que cruas podem trazer riscos, também se não conhecermos a origem.
Chamamos de cocção o ato de usar o calor para cozinhar os alimentos. Com o calor podemos hidratar ou desidratar os alimentos mudando totalmente o seu sabor e consistência. O aroma também muda e pode sim, ser um fator determinante para escolhermos determinado alimento. São vários métodos de cocção que podemos escolher: calor seco, úmido, misto ou combinado e por aplicação direta ou indireta de calor.
Calor seco
Assar no forno
Ao colocar um alimento no forno, o desidratamos, concentrando o sabor do mesmo. Temos que ter o cuidado de colocar grades para escorrer a gordura e cuidar para ter um cozimento lento para garantir a maciez.
Assar no espeto
Aqui o calor é gerado pelo carvão ou lenha. Muito cuidado com a intensidade do calor para evitar a carbonização.
Grelhar
Através de uma grelha ou chapa. O calor é passado diretamente para carnes bem macias ou vegetais, e vai agir por baixo e ele é distribuído igualmente por toda a superfície.
Calor seco com gordura
Saltear
O método consiste em colocar os alimentos em alta temperatura, usando pouca gordura em frigideiras apropriadas, tipo wok. Com o cozimento rápido, sem tampa, preserva a umidade no interior do alimento.
Fritar
Aqui vai se mergulhar totalmente o alimento na gordura em grande quantidade. Aqui é mais recomendado utilizar frigideiras fundas, o alimento acaba absorvendo muita gordura, não é considerado um método saudável.
Calor úmido
Cozinhar na água
Colocar os alimentos em água fervente para amaciar as suas fibras, de forma lenta e delicada, sem fechar ou tampar o recipiente e geralmente em ponto de fervura do líquido,
Podemos usar para carnes, leguminosas, tubérculos e raízes.
Cozinhar a vapor
Neste caso se reduz a perda de vitaminas dos preparos, preservando mais o seu valor nutritivo. Cozinhar a vapor pode ser usado para vegetais, garantindo sua cor e composição.
Calor misto ou combinado
Esse método de cocção através de calor misto é feito em duas etapas. Intercalando o calor seco e úmido se garante a arte de pratos mais elaborado.
Refogar
Refogar é colocar o alimento com pouca gordura de início e para o final do cozimento deixa o alimento cozer no vapor de sucos que o seu próprio cozimento vai soltar, funciona muito bem para vegetais.
Sempre gostei de dar esta aula na faculdade, sem dúvida, amplia muito as opções de pratos que podemos oferecer à nossa família. Sempre buscando oferecer a comida de verdade com o cozimento ideal e saudável.
👩🏻🍳👩🏼⚕️Receitinha da Semana: Brócolis no Vapor🥦
Ingredientes
Brócolis (1 cabeça)
Sal
Pimenta do reino
Modo de Preparo
Aqueça uma panela com pouca água (4 copos aproximadamente) em fogo baixo.
Enquanto aquece a água, corte o brócolis em pedaços menores.
Lave bem.
Coloque-os na vaporeira ou cesto de cozer em cima da panela com água aquecida e tampe.
Após começar a ferver deixe cozinhando o brócolis no vapor por 5 minutos em fogo baixo.
Depois tempere com sal e pimenta.
Saudável e saboroso. Enjoy!
💦Beba💦. 🍽️Coma Consciente🍽️. 🏋🏻♀️Mexa-se🏋🏻♀️
Marlise Potrick Stefani
•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •
Alimentação Saudável com Foco em Qualidade de Vida
Comentarios