Figo, a fruta exótica da estação


Como bons descendentes de italianos, meu marido e eu ficamos aguardando ansiosos a chegada da safra do figo. É como um ritual, os primeiros frutos ao chegar do mercado ou nas feirinhas são escolhidos a dedo, colocados em uma caixinha com delicadeza para não amassarem, colocados na geladeira e aí sim, quando estão frescos, sentamos com uma faquinha pequena e retiramos com cuidado a pele, tirinha por tirinha até pode colocar na boca a polpa macia e sentir aquela textura tão característica e a gotinha de mel que fica no meio daquelas sementes todas… um prazer garantido no mês de janeiro, já que a safra deste fruto é muito curta.

🌳As figueiras são árvores famosas pela sombra que produzem, mas, além da sombra, nos presenteiam com um fruto exótico e de um sabor inigualável.

👉🏻Existem vários de tipos de figo, que podem ser classificados de formas diversas. Divididos de acordo com seu uso: se são para se consumir fresco ou seco, em calda ou cristalizado.


👉🏻E como divisão das variedades, outra forma de se dividir os tipos de figo é pela cor. Nessa divisão encontramos os figos: brancos, corados e negros.

👉🏻Aqui no Brasil o consumo do figo se dá em grande parte por essa versão industrializada e também na versão seca e desidratada. No entanto, é a fruta in natura que mais se beneficia de nutrientes. Como benefícios, destacamos seu poder antioxidante, pelos flavonoides, como a quercetina e a catequina, e também dos ácidos fenólicos, como o ácido gálico. E ainda, o figo ainda é fonte de vitaminas A, B1, B2, K, E, além dos minerais cálcio, ferro, fósforo e potássio.


🦀Ajuda a reduzir risco de câncer

Por ter um alto nível de antioxidantes do tipo flavonoide luteolina tem ação anti-inflamatória, ajuda a combater os radicais livres, sendo capaz de prevenir alguns tipos de câncer. As fibras solúveis tem efeitos positivos na microbiota, reduzindo o risco de câncer de intestino e auxiliando no tratamento de câncer da pele. Quanto mais roxa for a fruta, maior a concentração desses antioxidantes.


👩🏼‍⚕️Ajuda no emagrecimento

O figo tem poucas calorias —cerca de 70 kcal em 100 gramas —, baixo índice glicêmico e fonte de compostos bioativos, com atividades antioxidantes e anti-inflamatórias na polpa e na casca, é uma ótima opção tanto como sobremesa como nos lanches intermediários. Pelas fibras presentes no alimento garantem saciedade por mais tempo e evitam o desejo por alimentos muito calóricos.

☀️ Previne o envelhecimento precoce da pele

O figo é rico em nutrientes importantes, como as vitaminas C e as do complexo B, além de minerais essenciais para a manutenção da saúde da pele. A fruta também tem carotenoides e polifenois com efeitos protetores contra o envelhecimento precoce.


👉🏻Sempre dê preferência à fruta in natura. Em calda ou glaceadas ou cristalizadas têm grande quantidade de açúcar, que as classificam como doces ou guloseimas, e devem ter muita moderação. Devem ser evitados por obesos e diabéticos. Desidratado, sem açúcar, mais calorias (249 kcal/100 g) e seu índice glicêmico (61), aumentados pelo processo de desidratação. Pode fazer parte de lanches, pois são fáceis de armazenar e transportar.


👩🏻‍🍳Receitinha da Semana: COMPOTA DE FIGO

Depois de ler mais sobre o figo, nada melhor do que aprender uma receita fácil e deliciosa de compota da “fruta/flor

INGREDIENTES

  • 2 kg de figo verde

  • 2 e 1/2 xícaras de açúcar

  • cravo-da-índia a gosto

MODO DE PREPARO

  1. Corte o talo do figo e do outro lado faça um corte em cruz.

  2. Coloque-os em água fervente e cozinhe por 10 minutos. Escorra a água.

  3. Após estarem frios, leve os figos ao congelador em uma embalagem de plástico, até que fiquem bem congelados, por aproximadamente 1 hora.

  4. Após congelado, lave-o em água corrente e retire a pele (ela vai sair inteira).

  5. Descarte a pele e reserve o figo.

  6. Coloque 2 xícaras de açúcar em uma panela funda e leve ao fogo, mexendo até que vire um caramelo.

  7. Junte 1 xícara de água e misture bem.

  8. Misture o figo com o caramelo.

  9. Coloque água o suficiente para cobrir os figos.

  10. Cozinhe e coloque cravos a gosto.

👩‍🍳Esta receita é calórica, mas extremamente saborosa e saudável!

Dra. Marlise Potrick Stefani

•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •

Alimentação saudável com foco em qualidade de vida!