top of page

Ah, o Carnaval… Como sair ileso destas festas que marcam o final do verão?


Está aí a maratona anual do Carnaval.

No Brasil esta festa parece encantar milhares de pessoas que saem noite e dia adentro em avenidas, clubes e sambódromos...

O período de Carnaval é desgastante para o corpo. O sono fica prejudicado e a maratona de dança e ingestão de bebidas alcoólicas pode causar estragos....


🍺O que ocorre com o organismo após a ingestão de uma quantidade mais elevada de álcool?

O organismo fica sobrecarregado, na intenção de metabolizar o álcool ingerido. O sistema digestório precisa redobrar o funcionamento para eliminar as toxinas. O sistema nervoso central também fica prejudicado pelo álcool, alterando as sinapses nervosas, causando a famosa ressaca.

🕺O quê o corpo perde com a maratona de dança durante as quatro noites de carnaval, suando muito e exigindo da musculatura?

Além do líquido perdido com a atividade física intensa, o organismo elimina sais minerais e eletrólitos através da transpiração excessiva e da movimentação, podendo levar inclusive a desidratação. É muito importante que o folião reponha muita água e até utilizar-se de bebidas isotônicas prontas ou a própria água de côco que é excelente para a reidratação. Também os músculos são exigidos, causando a fadiga muscular. É importante recuperá-los com a ingesta de alimentos ricos em proteínas, como carnes magras e laticínios leves.

💤O sono, completamente alterado, nesses dias de folia pode afetar fisicamente a pessoa?

A falta de sono pode levar o organismo a um estresse oxidativo, por isto é importante que o folião possa recuperar algumas horas de sono durante o dia, observando um local tranquilo, de temperatura amena.

🥳O que fazer para repor essas perdas depois de passadas as festas?

Depois de passadas as festas o organismo apenas espera a reposição das energias. Os alimentos ricos em carboidratos, que são excelentes fontes de energia e devem ser ingeridos antes da folia, para depois, é importante reenergizar a massa magra através de alimentos ricos em proteínas como carnes magras, laticínios desengordurados e sucos enriquecidos com soja. As vitaminas e sais minerais devem ser repostos em abundância através de frutas frescas e secas, sucos e saladas cruas.

🥤Quais são os alimentos recomendados (receitas) para se recuperar e encarar o baile de enterro dos ossos com disposição?

Os sucos de frutas são extremamente importantes como repositores energéticos, aí vai uma receitinha especial:


👩🏻‍🍳👩🏼‍⚕️Receitinhas da Semana: Suco Energético de Carnaval🍹


Com ingredientes estimulantes, como a cafeína do guaraná e o carboidrato do mel, este shake, tomado minutos antes da folia, dá energia.

Ingredientes

  • Suco de 1 limão

  • Suco de uma laranja

  • 100 ml de água de côco

  • 1 fatia de melão

  • 1 col. (sopa) de mel

  • 2 col. (chá) de gengibre em pó

  • 2 col. (sopa) de extrato de guaraná

  • 1 copo (200ml) de água

Modo de preparo

Bata os ingredientes no liquidificador com muito gelo.

Ah, e não esqueça de tomar muita água. A hidratação é o principal cuidado! Água em grande quantidade, pois o calor pode causar uma desidratação com sérias consequências. Assim, sucos também podem auxiliar com o sabor e nutrientes necessários para esta época do ano...

Com estas dicas, com certeza seu Carnaval vai ser um sucesso!!!

💦Beba💦. 🍽️Coma Consciente🍽️. 🏋🏻‍♀️Mexa-se🏋🏻‍♀️


Marlise Potrick Stefani

•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •

Alimentação Saudável com Foco em Qualidade de Vida

bottom of page