top of page

13 Alimentos para levantar o seu astral


😀😢Os alimentos e as sensações de felicidade ou tristeza sempre estão ligados na vida das pessoas. Essa relação começa quando o bebê nasce: ao ser amamentado, ele não apenas é nutrido, mas sente prazer. A explicação para esse envolvimento de nossas emoções é científica: a química dos alimentos é capaz de alterar a produção de neurotransmissores - substâncias que transmitem impulsos nervosos no cérebro e são responsáveis pelas sensações.


😔Assim, existem alimentos que podem contribuir para melhorar o ânimo porque estimulam a produção dos neurotransmissores responsáveis pelo prazer, bem-estar e euforia. O contrário também é verdade, quem não fica de mau-humor quando fica muito tempo sem se alimentar? A redução dos níveis de glicose pode afetar negativamente o humor...


🔠ALIMENTOS QUE SÃO FONTES DE BOM HUMOR DE A a Z


🥬Alface

Tem poderoso efeito calmante em razão da lactucina, substância presente em maior quantidade nos talos e coração, que devem fazer parte das saladas, juntamente com as folhas.


🥞Aveia

Cereal que contém altas doses de triptofano. Além do aminoácido que auxilia o organismo a liberar a serotonina, também tem bons níveis de selênio, que colabora para a produção de energia.


🍌Banana madura

Contém duas substâncias que auxiliam o humor: os carboidratos, que estimulam a produção de serotonina e a vitamina B6, que garante mais energia.


🥦Brócolis

Rico em ácido fólico, que é importante para a liberação da serotonina. Além de garantir o bom humor, renova as células e previne defeitos no sistema nervoso dos fetos, portanto é essencial para as gestantes.


🍫Chocolate

Além do açúcar, contém tirosina - substância que estimula a produção de serotonina - e minerais importantes como cobre, manganês e magnésio (nutriente que fica em falta no período pré-menstrual). Dispara a produção de endorfina e dopamina, responsáveis pelo relaxamento.


🥬Espinafre e folhas verde-escuras

Têm efeito antidepressivo por serem ricos em magnésio que atua na produção de energia, potássio e vitaminas A e C. Fontes ainda de complexo B, que ajuda a manter o sistema nervoso tranqüilo.


🥜Frutas oleaginosas

São as nozes, castanhas, amêndoas e a castanha-do-pará. Auxiliam na diminuição do estresse por conterem um importante antioxidante, o selênio.


🍊Laranja, maracujá e jabuticaba

Por terem altas doses de vitamina C, previnem o cansaço e combatem o estresse. Também colaboram com as defesas do organismo.


🥛Leite

Produz um efeito relaxante em toda a musculatura graças ao triptofano.


🥚Ovos

Contêm substâncias que garantem o bom humor, como a tiamina e niacina (vitaminas do complexo B), além de fazerem bem para a memória.


🦈Peixes e frutos do mar

Grandes fontes de minerais importantes para a atividade cerebral, como o selênio. Também ajudam a combater o cansaço e a ansiedade. Os frutos do mar, em especial a ostra, são ricos em zinco, mineral essencial para o bom humor.


🍶Pimenta

A sensação de ardência é provocada pela capsaicina - substância presente na pimenta - e faz com que o cérebro produza mais endorfina. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores para o humor.


🌻Sementes de abóbora e girassol

Ricas em triptofano, além de auxiliarem na manutenção do bom humor, também ajudam a melhorar a qualidade do sono.


Acredite: suas escolhas podem trazer muitas alegrias para a sua vida!


Dra. Marlise Potrick Stefani

•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •

Alimentação saudável com foco em qualidade de vida!

bottom of page