13 Alimentos para levantar o seu astral


😀😱Os alimentos e as sensaçÔes de felicidade ou tristeza sempre estĂŁo ligados na vida das pessoas. Essa relação começa quando o bebĂȘ nasce: ao ser amamentado, ele nĂŁo apenas Ă© nutrido, mas sente prazer. A explicação para esse envolvimento de nossas emoçÔes Ă© cientĂ­fica: a quĂ­mica dos alimentos Ă© capaz de alterar a produção de neurotransmissores - substĂąncias que transmitem impulsos nervosos no cĂ©rebro e sĂŁo responsĂĄveis pelas sensaçÔes.

😔Assim, existem alimentos que podem contribuir para melhorar o Ăąnimo porque estimulam a produção dos neurotransmissores responsĂĄveis pelo prazer, bem-estar e euforia. O contrĂĄrio tambĂ©m Ă© verdade, quem nĂŁo fica de mau-humor quando fica muito tempo sem se alimentar? A redução dos nĂ­veis de glicose pode afetar negativamente o humor...

🔠ALIMENTOS QUE SÃO FONTES DE BOM HUMOR DE A a Z

đŸ„ŹAlface

Tem poderoso efeito calmante em razão da lactucina, substùncia presente em maior quantidade nos talos e coração, que devem fazer parte das saladas, juntamente com as folhas.


đŸ„žAveia

Cereal que contĂ©m altas doses de triptofano. AlĂ©m do aminoĂĄcido que auxilia o organismo a liberar a serotonina, tambĂ©m tem bons nĂ­veis de selĂȘnio, que colabora para a produção de energia.


🍌Banana madura

Contém duas substùncias que auxiliam o humor: os carboidratos, que estimulam a produção de serotonina e a vitamina B6, que garante mais energia.


đŸ„ŠBrĂłcolis

Rico em åcido fólico, que é importante para a liberação da serotonina. Além de garantir o bom humor, renova as células e previne defeitos no sistema nervoso dos fetos, portanto é essencial para as gestantes.


đŸ«Chocolate

AlĂ©m do açĂșcar, contĂ©m tirosina - substĂąncia que estimula a produção de serotonina - e minerais importantes como cobre, manganĂȘs e magnĂ©sio (nutriente que fica em falta no perĂ­odo prĂ©-menstrual). Dispara a produção de endorfina e dopamina, responsĂĄveis pelo relaxamento.


đŸ„ŹEspinafre e folhas verde-escuras

TĂȘm efeito antidepressivo por serem ricos em magnĂ©sio que atua na produção de energia, potĂĄssio e vitaminas A e C. Fontes ainda de complexo B, que ajuda a manter o sistema nervoso tranqĂŒilo.


đŸ„œFrutas oleaginosas

SĂŁo as nozes, castanhas, amĂȘndoas e a castanha-do-parĂĄ. Auxiliam na diminuição do estresse por conterem um importante antioxidante, o selĂȘnio.


🍊Laranja, maracujá e jabuticaba

Por terem altas doses de vitamina C, previnem o cansaço e combatem o estresse. Também colaboram com as defesas do organismo.


đŸ„›Leite

Produz um efeito relaxante em toda a musculatura graças ao triptofano.


đŸ„šOvos

ContĂȘm substĂąncias que garantem o bom humor, como a tiamina e niacina (vitaminas do complexo B), alĂ©m de fazerem bem para a memĂłria.


🩈Peixes e frutos do mar

Grandes fontes de minerais importantes para a atividade cerebral, como o selĂȘnio. TambĂ©m ajudam a combater o cansaço e a ansiedade. Os frutos do mar, em especial a ostra, sĂŁo ricos em zinco, mineral essencial para o bom humor.


đŸ¶Pimenta

A sensação de ardĂȘncia Ă© provocada pela capsaicina - substĂąncia presente na pimenta - e faz com que o cĂ©rebro produza mais endorfina. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta sĂŁo as melhores para o humor.


đŸŒ»Sementes de abĂłbora e girassol

Ricas em triptofano, além de auxiliarem na manutenção do bom humor, também ajudam a melhorar a qualidade do sono.

Acredite: suas escolhas podem trazer muitas alegrias para a sua vida!

Dra. Marlise Potrick Stefani

‱NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE ‱

Alimentação saudåvel com foco em qualidade de vida!