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13 Alimentos para levantar o seu astral


šŸ˜€šŸ˜¢Os alimentos e as sensaƧƵes de felicidade ou tristeza sempre estĆ£o ligados na vida das pessoas. Essa relaĆ§Ć£o comeƧa quando o bebĆŖ nasce: ao ser amamentado, ele nĆ£o apenas Ć© nutrido, mas sente prazer. A explicaĆ§Ć£o para esse envolvimento de nossas emoƧƵes Ć© cientĆ­fica: a quĆ­mica dos alimentos Ć© capaz de alterar a produĆ§Ć£o de neurotransmissores - substĆ¢ncias que transmitem impulsos nervosos no cĆ©rebro e sĆ£o responsĆ”veis pelas sensaƧƵes.

šŸ˜”Assim, existem alimentos que podem contribuir para melhorar o Ć¢nimo porque estimulam a produĆ§Ć£o dos neurotransmissores responsĆ”veis pelo prazer, bem-estar e euforia. O contrĆ”rio tambĆ©m Ć© verdade, quem nĆ£o fica de mau-humor quando fica muito tempo sem se alimentar? A reduĆ§Ć£o dos nĆ­veis de glicose pode afetar negativamente o humor...

šŸ” ALIMENTOS QUE SƃO FONTES DE BOM HUMOR DE A a Z

šŸ„¬Alface

Tem poderoso efeito calmante em razĆ£o da lactucina, substĆ¢ncia presente em maior quantidade nos talos e coraĆ§Ć£o, que devem fazer parte das saladas, juntamente com as folhas.


šŸ„žAveia

Cereal que contĆ©m altas doses de triptofano. AlĆ©m do aminoĆ”cido que auxilia o organismo a liberar a serotonina, tambĆ©m tem bons nĆ­veis de selĆŖnio, que colabora para a produĆ§Ć£o de energia.


šŸŒBanana madura

ContĆ©m duas substĆ¢ncias que auxiliam o humor: os carboidratos, que estimulam a produĆ§Ć£o de serotonina e a vitamina B6, que garante mais energia.


šŸ„¦BrĆ³colis

Rico em Ć”cido fĆ³lico, que Ć© importante para a liberaĆ§Ć£o da serotonina. AlĆ©m de garantir o bom humor, renova as cĆ©lulas e previne defeitos no sistema nervoso dos fetos, portanto Ć© essencial para as gestantes.


šŸ«Chocolate

AlĆ©m do aƧĆŗcar, contĆ©m tirosina - substĆ¢ncia que estimula a produĆ§Ć£o de serotonina - e minerais importantes como cobre, manganĆŖs e magnĆ©sio (nutriente que fica em falta no perĆ­odo prĆ©-menstrual). Dispara a produĆ§Ć£o de endorfina e dopamina, responsĆ”veis pelo relaxamento.


šŸ„¬Espinafre e folhas verde-escuras

TĆŖm efeito antidepressivo por serem ricos em magnĆ©sio que atua na produĆ§Ć£o de energia, potĆ”ssio e vitaminas A e C. Fontes ainda de complexo B, que ajuda a manter o sistema nervoso tranqĆ¼ilo.


šŸ„œFrutas oleaginosas

SĆ£o as nozes, castanhas, amĆŖndoas e a castanha-do-parĆ”. Auxiliam na diminuiĆ§Ć£o do estresse por conterem um importante antioxidante, o selĆŖnio.


šŸŠLaranja, maracujĆ” e jabuticaba

Por terem altas doses de vitamina C, previnem o cansaƧo e combatem o estresse. TambƩm colaboram com as defesas do organismo.


šŸ„›Leite

Produz um efeito relaxante em toda a musculatura graƧas ao triptofano.


šŸ„šOvos

ContĆŖm substĆ¢ncias que garantem o bom humor, como a tiamina e niacina (vitaminas do complexo B), alĆ©m de fazerem bem para a memĆ³ria.


šŸ¦ˆPeixes e frutos do mar

Grandes fontes de minerais importantes para a atividade cerebral, como o selĆŖnio. TambĆ©m ajudam a combater o cansaƧo e a ansiedade. Os frutos do mar, em especial a ostra, sĆ£o ricos em zinco, mineral essencial para o bom humor.


šŸ¶Pimenta

A sensaĆ§Ć£o de ardĆŖncia Ć© provocada pela capsaicina - substĆ¢ncia presente na pimenta - e faz com que o cĆ©rebro produza mais endorfina. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta sĆ£o as melhores para o humor.


šŸŒ»Sementes de abĆ³bora e girassol

Ricas em triptofano, alĆ©m de auxiliarem na manutenĆ§Ć£o do bom humor, tambĆ©m ajudam a melhorar a qualidade do sono.

Acredite: suas escolhas podem trazer muitas alegrias para a sua vida!

Dra. Marlise Potrick Stefani

ā€¢NUTRIƇƃO & LONGEVIDADE ā€¢

AlimentaĆ§Ć£o saudĆ”vel com foco em qualidade de vida!

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