Vem chegando a Páscoa e a Semana Santa, e com elas vem a tradição de comer peixes como forma de jejuar. Não vejo com muito bons olhos o fato de pessoas fazerem verdadeiros banquetes com frutos do mar e vinhos para jejuar. Mas o fato de reunir a família, refletir sobre o sacrifício que Jesus fez por nós , e, comer peixes como forma de jejum, tem lá o seu sentido.
Entretanto a escolha dos peixes que vamos usar deve ser cuidadosa para evitar frustrações e problemas de saúde.
A escolha e a compra são extremamente importantes.
🐟Os peixes frescos têm que estar conservados envoltos em gelo. Verifique sua aparência, observando se a barriga está firme à pressão dos dedos, os olhos brilhantes e salientes e as escamas bem presas ao corpo.
🐋Cuidado ao comprar peixes em postas ou filés pois, nestas condições não é possível avaliar as caraterísticas necessárias para a boa qualidade do produto.
🐠Cuidado com a higiene e o armazenamento, também são itens importantes a serem verificados: no supermercado deve estar em balcão frigorífico e na feira é necessário ter gelo picado por cima, estar exposto em balcão de aço inox inclinado e protegido do sol e insetos, além de ser obrigatório que o feirante use luvas descartáveis.
🦀Se for comprar peixe congelado e vendido embalado, o balcão onde ele estiver armazenado não pode estar superlotado. Isso impede a circulação do ar frio e compromete sua qualidade. A presença de gelo indica que o balcão foi desligado ou teve sua temperatura diminuída temporariamente. O produto congelado deve estar conservado sempre a temperaturas inferiores a -18 graus e o resfriado, abaixo de zero grau.
🐡Verifique no rótulo o registro no órgão de fiscalização competente, indicação de temperatura para conservação, data de acondicionamento e prazo de validade. Depois de descongelado é recomendável que seu preparo e consumo sejam feitos rapidamente. Nos peixes deve constar o carimbo do S.F.I. (Serviço de Inspeção Federal).
🦈Quanto ao bacalhau, muito procurado para as festividades de Páscoa, procure conhecer sua procedência. Uma boa pesquisa de preços e tipos pode levar a compra mais acertada. Não adquira se estiver com manchas avermelhadas ou pintas pretas no dorso, sinais que indicam a presença de bolor ou deterioração. Por ter um preço de venda relativamente alto, uma sugestão seria substituir o bacalhau por peixes frescos da temporada.
Mas sim, o que nos interessa é uma boa receitinha de peixe para a Sexta-Feira Santa, aí vai:
👩🏻🍳👩🏼⚕️Receitinhas da Semana: Salmão ao Papelote🐟
Ingredientes:
• 1 filé de salmão
• 1 vidro de champignons pequeno
• 1 vidro de alcaparras pequeno
• 1 colher de sopa de Ervas finas
• Sal
• Limão
• Papel alumínio
Modo de Preparo:
Tirar a pele do salmão. Temperar com sal e limão. Cortar em porções. Colocar cada porção em um quadrado (25cmx25cm), colocar as ervas finas as alcaparras, e os champignons e fechar o papelote. Levar ao forno por 30min. Abrir o papel e deixar dourar por 5 minutos. Servir.
Rendimento: 5 porções
Valor Calórico: 220 kcal/porção
💦Beba💦. 🍽️Coma Consciente🍽️. 🏋🏻♀️Mexa-se🏋🏻♀️
Marlise Potrick Stefani
•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •
Alimentação Saudável com Foco em Qualidade de Vida
Kommentarer