top of page

Framboesa, a sofisticação de uma fruta muito nutritiva


🍒Costumamos ver esta frutinha congelada, decorando sobremesas finas e esquecemos que esta frutinha linda, de um vermelho impressionante pode trazer muita saúde à sua vida.

Ela compões os sucos e caldas de “frutas vermelhas”e são reconhecidamente os melhores antixoxidantes, ou seja, previnem o envelhecimento, combatendo os radicais livres que insistem em danificar nossas células.

Um pote de framboesas fornece cerca de 50% da vitamina C necessária para o seu dia-a-dia. E nós sabemos como é importante este nutriente para prevenção e reforço da imunidade.

Também contém manganês e vitamina K, que desempenham um papel na saúde dos ossos. Além disso, fornece quantidades menores de vitamina E, vitaminas do complexo B, magnésio, cobre, ferro e potássio.


👉🏻Auxilia na prevenção do câncer

Antioxidantes e compostos anti-inflamatórios da framboesa estão associados ainda à proteção contra o câncer. Assim, reduzindo a reprodução de células cancerígenas.


👉🏻Melhora a memória

Esta fruta ajuda a combater o estresse oxidativo, que que pode ser entendido como um desequilíbrio entre a produção de radicais livres nocivos às células e a capacidade do organismo de combater seus efeitos nocivos. Este estresse oxidativo é um fator causal em doenças como Alzheimer e Parkinson, a framboesa é um excelente alimento para o cérebro. Podemos dizer também que os flavonoides também ajudam a melhorar a coordenação, memória e humor.


👉🏻É rica em fibras

Uma xícara de framboesas contém oito gramas de fibra dietética, um terço da recomendação diária. Essa fibra enfraquece o açúcar no sangue e apoia a boa saúde digestiva. Com isso, também ajuda as bactérias benéficas do intestino a florescer.


👩🏻‍🍳Receitinha da Semana: Crumble de Framboesa


Ingredientes

  • 3 xícaras framboesas frescas ou congeladas

  • ¼ xícara de suco de limão

  • 1 ½ colheres de sopa de amido de milho

  • 2 ¼ xícaras de aveia

  • ¼ xícara de açúcar mascavo

  • ½ colher de chá de canela em pó

  • ½ colher de chá de sal rosa

  • 1 xícara de manteiga derretida

  • 1 xícara de farinha de trigo

  • 1/2 xícara de farinha de trigo integral

Modo de preparo

🥣Preaqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira quadrada de com papel manteiga; reserve.

🥣Em uma panela grande, misture as framboesas, açúcar mascavo, suco de limão e amido de milho. Aqueça em fogo médio até que ferva, mexendo ocasionalmente. Em seguida, reduza o fogo para médio-baixo e cozinhe por 10 minutos, mexendo e esmagando algumas das framboesas ocasionalmente, até a mistura ficar espessa. Retire do fogo e reserve.

🥣Enquanto as frutas estão cozinhando, misture a aveia, as farinhas, o açúcar mascavo, a canela e o sal. Regue a manteiga derretida uniformemente sobre a mistura, em seguida, mexa até ficar completamente misturado.

🥣Transfira metade do recheio para a forma preparada e pressione-a uniformemente no fundo da panela para formar a camada inferior das barras. Despeje a mistura de framboesa por cima e espalhe-a uniformemente. Em seguida, use os dedos para esfarelar e polvilhe uniformemente a mistura de aveia restante no topo da camada de framboesa.

🥣Asse por 30-35 minutos, ou até que as framboesas estejam borbulhando nas bordas. Corte em quadradinhos, retirando da assadeira enquanto estiverem quentes, deixe esfriar até que os quadradinhos atinjam a temperatura ambiente. Em seguida, cubra e leve à geladeira até esfriar completamente.

🥣Corte e sirva gelado. Ou guarde na geladeira por até 4 dias.


Fica uma delícia, e você pode usar como lanchinho da tarde.


Dra. Marlise Potrick Stefani

•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •

Alimentação saudável com foco em qualidade de vida!

bottom of page