top of page

Qual é a alimentação adequada para o meu filho?

Esta é uma pergunta comum no consultório. Mães e pais preocupados com escolha adequada dos alimentos que farão parte da dieta do filho.

Sempre fico feliz quando uma gestante me procura assim que descobre que tem uma vidinha crescendo dentro do seu ventre. Sim, é ali que começa a a alimentação adequada do seu filho. Introduzir alimentos saudáveis já nesta fase é um importante treinamento para os pais. Fazemos a retirada de alimentos e bebidas ultraprocessados, estimulamos a formação do horário formal de café da manhã, almoço e jantar, intercalado por lanches saudáveis. E reforço a cada consulta: vocês serão os exemplos dos seus filhos. É óbvio que o filho imita as atitudes do seu ídolo, se o pai ou a mãe são viciados em refrigerantes ou salgadinhos, e acreditem: isto é muito comum em casais, ele vai entender aquilo como uma coisa legal, e vai querer fazer igualzinho.

Se os pais fogem da cozinha e buscam na tele-entrega de Fast Food uma opção diária de alimentação, os filhos entendem que aquilo é o ideal.

A alimentação adequada para o seu filho é a alimentação adequada para a sua família, onde aquele momento de refeição é o ponto de encontro para falarem do seu dia e do que estão comendo.

Comida de verdade inclui:

Frutas, pão e leite no café da manhã.

Arroz, feijão, proteína, legumes e verduras no almoço e jantar. Sim, o seu filho não precisa de lanches no jantar, precisa de comida.

Os lanches? Frutas e mais frutas, não precisa mais do que isto para ser saudável.

Receitas de bolos, doces ou massas podem ficar para uma diversão de final de semana, não no seu dia-a-dia.

Feliz Dia da Criança para as crianças de sua casa e para a criança que existe em você!


MARLISE POTRICK STEFANI

NUTRIÇÃO | GERIATRIA | COACHING | QUALIDADE DE VIDA | GASTRONOMIA

bottom of page