Vitamina C, o ingrediente que não pode faltar neste seu inverno🍊


TambĂ©m conhecida como ĂĄcido ascĂłrbico, a vitamina C Ă© um antioxidante essencial para o organismo. Exerce um papel determinante na formação do colĂĄgeno, importantĂ­ssimo para a recuperação das cĂ©lulas dos tecidos orgĂąnicos, gengivas, vasos sangĂŒĂ­neos, ossos e dentes. Ela Ă© tĂŁo poderosa, que encara qualquer inimigo, combate desde microorganismos que detonam nossa saĂșde atĂ© os radicais livres.


🍊Os benefícios da vitamina C Essa tão poderosa aliada traz vários benefícios ao nosso organismo. Entre os quais, podemos citar:

đŸ‘‰đŸ»Protege o sistema imunolĂłgico e aumenta a resistĂȘncia do organismo, prevenindo e reduzindo a gravidade e a duração dos sintomas de resfriados.

đŸ‘‰đŸ»Favorece a absorção do ferro, essencial para a saĂșde dos glĂłbulos vermelhos do sangue, responsĂĄveis pelo transporte do oxigĂȘnio do organismo para os tecidos.

đŸ‘‰đŸ»Ă‰ essencial para a produção do colĂĄgeno, que sĂŁo as fibras protĂ©icas que formam os tecidos, os sustentĂĄculos das principais estruturas do corpo humano.

đŸ‘‰đŸ»Atua como antioxidante, protegendo as cĂ©lulas e os tecidos dos produtos nocivos (radicais livres) das reaçÔes bioquĂ­micas que envolvem o oxigĂȘnio.

đŸ‘‰đŸ»Inibe a liberação de um hormĂŽnio chamado cortisol, causador do estresse.

đŸ‘‰đŸ»Combate a anemia.

đŸ‘‰đŸ»Minimiza os efeitos nocivos da poluição e desintoxica o organismo.

đŸ‘‰đŸ»Estimula a absorção de cĂĄlcio, tornando os ossos mais fortes.

đŸ‘‰đŸ»Auxilia na produção de colĂĄgeno, a fibra que sustenta nossa pele e nos mantĂ©m jovens por mais tempo.

đŸ‘‰đŸ»Previne problemas do coração, tumores e outras doenças ligadas ao envelhecimento.


🍊A falta e o excesso Como praticamente tudo na vida, a vitamina C tambĂ©m precisa ter um meio-termo. NĂŁo se pode ingerir demais nem de menos. Se o indivĂ­duo tiver uma função renal normal, o excesso de vitamina C Ă© eliminado pela urina e por ser uma substĂąncia acidificante, pode predispor Ă  infecção urinĂĄria por germes que sĂŁo facilitados pela urina ĂĄcida.

Jå a falta desta vitamina causa uma doença chamada escorbuto (que provoca hemorragia e pode levar à morte) e alteraçÔes metabólicas por todo o corpo, podendo levar a um envelhecimento precoce.


🍊A quantidade diĂĄria Como vocĂȘ jĂĄ sabe, precisamos repor vitamina C, mas qual seria a quantidade ideal? Bem, um adulto normal necessita, em mĂ©dia, de 250mg a 500mg ao dia. Mas hĂĄ certos momentos na vida que precisamos de mais vitamina C, como por exemplo:

Desnutridos; Convalescentes de doenças graves ou cirurgias; Pessoas portadoras de doenças graves, como cùncer, diabetes, infecçÔes crÎnicas; Idosos; Fumantes, pois o cigarro destrói entre 25 mg e 100 mg da vitamina no organismo.


🍊Os campeĂ”es em vitamina C Agora que vocĂȘ sabe da importĂąncia da vitamina C, nĂŁo deixe de incluir os alimentos ricos nesse nutriente nas suas refeiçÔes. Basta dar um pulinho na feira e vir com o carrinho carregado. Agora, preste atenção em alguns alimentos que contĂȘm vitamina C, em 100 gramas do alimento:

Acerola - 941mg

Kiwi - 93mg

Goiaba - 80mg

Morango - 72mg

Laranja - 65mg

Manga - 46mg

LimĂŁo - 30mg

MelĂŁo - 29mg

Da próxima vez que aquela gripe estiver rondando, não se esqueça da vitamina C. Além de ficar imune a esses microorganismos, sua pele ficarå maravilhosa!!!


Dra. Marlise Potrick Stefani

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Alimentação saudåvel com foco em qualidade de vida!