Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C é um antioxidante essencial para o organismo. Exerce um papel determinante na formação do colágeno, importantíssimo para a recuperação das células dos tecidos orgânicos, gengivas, vasos sangüíneos, ossos e dentes. Ela é tão poderosa, que encara qualquer inimigo, combate desde microorganismos que detonam nossa saúde até os radicais livres.
Os benefícios da vitamina C Essa tão poderosa aliada traz vários benefícios ao nosso organismo. Entre os quais, podemos citar:
Protege o sistema imunológico e aumenta a resistência do organismo, prevenindo e reduzindo a gravidade e a duração dos sintomas de resfriados.
Favorece a absorção do ferro, essencial para a saúde dos glóbulos vermelhos do sangue, responsáveis pelo transporte do oxigênio do organismo para os tecidos.
É essencial para a produção do colágeno, que são as fibras protéicas que formam os tecidos, os sustentáculos das principais estruturas do corpo humano.
Atua como antioxidante, protegendo as células e os tecidos dos produtos nocivos (radicais livres) das reações bioquímicas que envolvem o oxigênio.
Inibe a liberação de um hormônio chamado cortisol, causador do estresse.
Combate a anemia.
Minimiza os efeitos nocivos da poluição e desintoxica o organismo.
Estimula a absorção de cálcio, tornando os ossos mais fortes.
Auxilia na produção de colágeno, a fibra que sustenta nossa pele e nos mantém jovens por mais tempo.
Previne problemas do coração, tumores e outras doenças ligadas ao envelhecimento.
A falta e o excesso Como praticamente tudo na vida, a vitamina C também precisa ter um meio-termo. Não se pode ingerir demais nem de menos. Se o indivíduo tiver uma função renal normal, o excesso de vitamina C é eliminado pela urina e por ser uma substância acidificante, pode predispor à infecção urinária por germes que são facilitados pela urina ácida.
Já a falta desta vitamina causa uma doença chamada escorbuto (que provoca hemorragia e pode levar à morte) e alterações metabólicas por todo o corpo, podendo levar a um envelhecimento precoce.
A quantidade diária Como você já sabe, precisamos repor vitamina C, mas qual seria a quantidade ideal? Bem, um adulto normal necessita, em média, de 250mg a 500mg ao dia. Mas há certos momentos na vida que precisamos de mais vitamina C, como por exemplo:
Desnutridos; Convalescentes de doenças graves ou cirurgias; Pessoas portadoras de doenças graves, como câncer, diabetes, infecções crônicas; Idosos; Fumantes, pois o cigarro destrói entre 25 mg e 100 mg da vitamina no organismo.
Os campeões em vitamina C Agora que você sabe da importância da vitamina C, não deixe de incluir os alimentos ricos nesse nutriente nas suas refeições. Basta dar um pulinho na feira e vir com o carrinho carregado. Agora, preste atenção em alguns alimentos que contêm vitamina C, em 100 gramas do alimento:
Acerola – 179mg
Brócolis – 80mg
Caju – 219mg
Couve manteiga – 123mg
Couve-flor – 28mg
Goiaba – 80mg
Hortelã – 64mg
Kiwi – 168mg
Laranja – 40mg
Limão – 30mg
Manga rosa – 146mg
Melão – 29mg
Morango – 72mg
Nabo – 41mg
Pimentão amarelo -334mg
Pimentão vermelho – 166mg
Rabanete – 40mg
Salsa – 183mg
Da próxima vez que aquela gripe estiver rondando, não se esqueça da vitamina C. Além de ficar imune a esses microorganismos, sua pele ficará maravilhosa!!!
MARLISE POTRICK STEFANI
NUTRIÇÃO | GERIATRIA | COACHING |
QUALIDADE DE VIDA | GASTRONOMIA
#alimentaçãosaudável #nutrição #nutrichefmarlisestefani #nutritecnica