Com a proximidade do dia da criança, nada melhor do que refletir sobre os exemplos alimentares que damos aos nossos filhos.
O alimento é o combustível do nosso corpo.
Durante a infância, a alimentação tem também o papel de promover o crescimento e o desenvolvimento da criança. A formação de adultos saudáveis deve começar ainda na infância, incentivando a criança a se cuidar desde cedo. A importância de uma alimentação balanceada deve ser passada a ela já nos primeiros anos de vida. E isso cabe aos pais, avós e professores.
O primeiro contato que temos com o alimento é o leite materno. Este contém todos os ingredientes que a criança precisa nos primeiros seis meses de vida:
·Água em quantidade suficiente - o bebê que apenas mama no seio, não precisa tomar mais nada - seja água, chá... - evitando, assim, possíveis crises de cólica;
·Contém proteínas, vitaminas e gordura em quantidades suficientes e adequadas à criança;
· Protege a criança contra infecções como diarréia e pneumonia, além de alergias;
· Possui anticorpos e outros fatores anti-infecciosos, que protegem contra a maioria das bactérias e vírus.
Mas não é só a criança que sai ganhando. A mulher que amamenta tem menos riscos de contrair câncer de mama e ovário.
Uma vez crescidos, as refeições infantis devem conter uma boa dose de vitaminas e minerais - três a quatro copos de leite ou outra fonte de cálcio; no almoço e no jantar uma carne (vermelha, frango ou peixe), que fornece a quantidade ideal de proteína; outro fator importante é a sobremesa: o melhor é criar o hábito de frutas no lugar de doces ou mesmo evitar.
Balas, doces, refrigerantes e fast-foods, esses deveriam ser alimentos restritos não só para as crianças, mas também para nós, adultos.
Outro problema são os lanches na escola, o ideal é levar de casa. Para esta refeição, a criança deve ingerir, preferencialmente, "uma a duas frutas, tolerando-se um sanduíche simples com queijo e um suco de frutas
Existem algumas recomendações básicas que devem ser seguidas pelos pais quando começarem a introduzir alimentos sólidos nas refeições de seus filhos:
·Evite consumo excessivo de sal, açúcar e condimentos;
·Ofereça sempre alimentos diversificados, controle a quantidade que será ingerida para que não ocorra excessos;
·Estimule o consumo de frutas, verduras e cereais;
·Faça pelo menos 5 refeições ao dia (desjejum, lanche, almoço, lanche da tarde, jantar) poderá ser acrescido de ceia;
·Evite o consumo de alimentos muito ricos em gorduras ou colesterol, reduzindo o consumo de frituras, carnes gordurosas, vísceras, banha;
·Introduza novos alimentos à rotina das crianças pouco a pouco, se algum alimento não agradar, não insista, mas tente outra vez em outra oportunidade explicando que usou nova preparação e importância de cada alimento;
·Sirva porções pequenas e fáceis de comer;
·É durante a infância que os hábitos alimentares são formados, é nesta fase que o ser humano inicia a autonomia para selecionar, que quer e recusar o que não quer. E isto deve ser respeitado.
·Não use alimento como castigo ou como recompensa para não confundi-los com os motivos reais da boa alimentação;
·Prepare as crianças antes de cada refeição para que estejam limpas e tranqüilas à mesa;
·O ambiente das refeições deve ser sempre cordial. Não aproveite este momento para aplicar sanções ou resolver problemas que causem atritos;
·Todas as crianças, independente da fase que estão passando, seja bebê , pré-escolar, escolar, adolescente, podem sofrer variantes em seu interesse por alimentos, sejam eles falta de apetite, gula, falsa intolerância, preferências por determinados alimentos, etc.;
·Cada criança é um universo e como tal deve ser respeitada dentro de suas preferências e hábitos.
O importante é mostrar que o alimento saudável deixa-a imune a doenças e revigora seu corpo para o desempenho de todas as atividades que ela quiser desempenhar.
Não se esqueça que os pequenos aprendem pelo exemplo, ou seja, a família deve seguir, na frente da criança, os padrões ou conduta que quer que ela aprenda.
*Créditos da foto ao nosso modelo mirim, João Vicente Potrick Eberhardt
Dra. Marlise Potrick Stefani
•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •
A alimentação saudável leva qualidade de vida até você!
Commentaires