top of page

Um dia para pensar na alimentação🥗


🌎Parar e pensar sobre a alimentação em um mundo tão polarizado entre países que passam fome e outros que morrem em função da obesidade me parece, no mínimo, importante. Hoje é o Dia Mundial da Alimentação, todos os anos este dia é lembrado, mas pouco se faz em relação a isto.

Políticas envolvendo saúde deveriam pensar mais sobre o início de tudo: a alimentação.

Parece que cada um de nós espera que “alguém” resolva isto, e as famílias ficam esperando que seus governos coloquem comida em sua mesa.

🪴Quando na verdade, cada família deveria pensar na sua sobrevivência. Cada vez mais dependemos da indústria, do comércio, dos outros… Talvez uma excelente alternativa seria começar dentro das nossas casas, plantando pequenas hortas, com tomatinhos enfeitando nossas casas e sacadas, com as alfaces plantadas em nosso quintal. Com vasos enfeitando nossos jardins com chás e temperos.

🏫Ensinar para nossas crianças o amor pela terra, pelo alimento puro e simples pode ser o começo de tudo. Um pé de limão plantado no pátio ou na rua pode substituir os tão prejudiciais refrigerantes que tomam conta do dia-a-dia das crianças. As escolas, na sua grande maioria, são térreas, com belos terrenos de jardins infrutíferos, porque não plantar ali frutas e verduras?

❤️Começar por nós mesmos talvez seja a solução de muitos males que rnfrentamos hoje. Comece por você! Comece hoje! Reveja seus hábitos alimentares, faça as correções. Reveja a alimentação da sua família, faça as correções. Descasque mais, desembale menos.

👩🏻‍🍳👩🏼‍⚕️Receitinha da Semana: Faça Sua Horta Caseira

🏠Casa ou apartamento?

Não importa, sempre tem um espacinho para colocar um vaso ou um canteiro, olhe com atenção e escolha. O cultivo de uma horta caseira pode ser feito em um jardim ou em vasos, caso não tenha espaço. O ideal é que os vasos sejam colocados em um local com meia-sombra e que nunca fiquem totalmente expostos ao sol nos horários mais quentes.

🌱Quais as plantas?

Os tipos de hortaliças mais comuns são tomate, agrião, couve, alface, abobrinha, chicória, rúcula, cenoura, tomate e mandioca, estas, se você tiver um canteiro, logo estarão produzindo. Em vasos, pode-se cultivar temperos como cebolinha, salsinha, hortelã, pimenta e manjericão, assim como chás: hortelã, erva-cidreira, boldo, entre outros.


🥬Como adubar?

Faça um buraco na terra e jogue restos de folhas, cascas de frutas e ovos, etc. Tampe com terra e jogue água duas vezes por semana, ele ficará pronto em dois ou três meses.


Parece complicado, mas não é. Exige dedicação e tempo, mas acredite: é uma ótima terapia!


Bom Apetite! Bon Appétit! Buon Appetito! Enjoy Your Food!


Dra. Marlise Potrick Stefani

•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •

Alimentação saudável com foco em qualidade de vida!


Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page