Sopas, com a chegada do friozinho vem a temporada das Sopas, vocĂȘ sabe fazer uma sopa bem levinha?





đŸ”As noites frias do outono e inverno nos trazem um apetite voltado a pratos mais quentes, e atĂ© mais calĂłricos. Fuja desta armadilha, pense em calor, mas pense em baixas calorias e sĂł uma sopa bem preparada pode aquecer sem nos fazer acumular aqueles pneuzinhos indesejĂĄveis depois do inverno. Mas atĂ© entre as sopas devemos cuidar, pois sopas com muitos carboidratos e gorduras podem ter mais calorias que um lanche.

đŸ”Com as sopas, podemos aumentar a ingestĂŁo de vegetais: verduras, cereais e legumes. Os alimentos vegetais sĂŁo ricos em vitaminas e sais minerais (incluindo algumas que sĂŁo antioxidantes e altamente benĂ©ficas para a saĂșde), contĂȘm muito menos calorias por grama (motivo pelo qual ajudam a controlar o peso), melhoram as funçÔes intestinais (evitando obstipação, diverticulite, apendicite, cĂąncer de cĂłlon) e reduzem parcialmente a absorção de colesterol. đŸ”Devemos enriquecer as refeiçÔes em variedade sabor, e fornecer alimentos nutritivos e vitaminas antioxidantes (ajudando a boa saĂșde e a boa forma), podemos usar os vegetais sob a forma de sopa, acompanhada de torradinhas de pĂŁes integrais (tĂȘm muita fibra), ou cereais integrais. Podemos tambĂ©m acompanhar os pratos de carnes com verduras cozidas e refogadas, e ainda comer frutas como sobremesa

đŸ”A sopa pode ser a refeição principal de um jantar ou pode ser uma leve entrada de um almoço mais energĂ©tico. Sem dĂșvida, ela substitui em parte a diminuição na ingestĂŁo de saladas que temos no inverno em função de serem frias.

Para a preparação da sopa, não é necessårio a colocação de gorduras, pelo contrårio, o sabor de uma boa sopa estå no modo de preparo.

đŸ”Podemos usar sopas ou cremes preparados com vegetais e grĂŁos ( ervilhas, lentilhas, grĂŁo-de-bico, aveia, feijĂŁo branco, etc.) Sopas de legumes enriquecidas com grĂŁos sĂŁo excelente opçÔes para noites frias. Para aumentar o valor protĂ©ico da refeição, acompanhar com queijinho branco ou mesmo colocar carnes magras nestas sopas como frango.


đŸ”Segue uma receitinha saudĂĄvel de sopa, sĂł de legumes e frango, sem carboidrato, que a torna bem levinha:


đŸ‘©đŸ»â€đŸłReceitinha da Semana: SOPA LIGHT DE LEGUMES ( apenas 68 calorias por prato)

Ingredientes

1 cebola inteira

2 xĂ­caras de moranga cabotiĂĄ cortada em cubos

2 cenouras cortada em cubos

1 abobrinha italiana cortada em cubinhos

1 chuchu cortado em cubos

1 xĂ­cara de vagem cortada em cubinhos

1 xĂ­cara de repolho cortado com tirinhas

1 peito de frango sem pele

1 bouquet garni ( cebolinha, aipo, salsinha amarrados em um ramalhete)

1 folha de louro

2 litros de ĂĄgua

Sal

Modo de preparo

  1. Aqueça a ågua, coloque a cebola inteira, com um bouquet de ervas ( salsa cebolinha, aipo),sal e um pedaço de peito de frango, deixe cozinhar até formar o caldo. Depois , vå acrescentando os legumes, acrescente mais ågua, se necessårio e deixe cozinhar.

  2. Para dar a consistĂȘncia mais densa na sopa ou consomĂȘ, basta liquidificar os legumes com o caldo, acrescente tempero verde e bata de leve.

  3. Deixe cozinhar mais um pouco e sirva.

CONGELANDO: Em potes plĂĄsticos, 200ml por porção, depois de frio, etiquete, date e congele. Congele sempre em pequenas porçÔes, ou seja, individuais de preferĂȘncia, pois descongelam mais rapidamente.

Aqueça bem a sopa para voltar a consistĂȘncia cremosa, acrescente ĂĄgua ao bloco congelado que pode ser levado direto ao fogo.

DESCONGELANDO: Direto do freezer para a panela com um pouco de ĂĄgua.

Bom Apetite! Bon Appétit! Buon Appetito! Enjoy Your Food!


Dra. Marlise Potrick Stefani

‱NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE ‱

Alimentação saudåvel com foco em qualidade de vida!