Semana Farroupilha, o verde, vermelho e amarelo no coração dos gaúchos!

Sei que cada estado, cada país tem um dia para comemorar, mas o Rio Grande do Sul sim é muito tradicionalista, muito bairrista e muito gaúcho. Coragem, trabalho, luta, justiça e igualdade, para nós gaúchos não são apenas virtudes, já é tradição!

Cheio de orgulho de suas tradições, é famoso pela saborosa gastronomia. Alguns itens como o chimarrão, o churrasco e o arroz de carreteiro são imprescindíveis na vida dos gaúchos.


Chimarrão

O chimarrão ou mate é uma bebida característica da cultura gaúcha. Rico antioxidantes, possui função estimulante, diurética, auxilia na regeneração celular e combate o mau colesterol. Mas cuidado, o excesso e as altas temperaturas da bebida tem ligado a bebida a alguns tipos de câncer como o do esôfago.

Churrasco

Há milênios diversos povos costumam preparar a carne sendo levada diretamente ao fogo, a carne assada. Mas foi o nosso estado que tornou-se referência no preparo do churrasco, com carnes gordas e sal grosso, além da fiel acompanhante, salada de maionese, assim, somos acometidos constantemente por níveis elevados de colesterol LDL, além da hipertensão. Saborosos, mas consuma com moderação.

Arroz Carreteiro

O tropeiro em suas andanças costumava carregar alimentos não perecíveis como charque, arroz e cebola. Hoje o arroz carreteiro sofreu diversas influências devido a outras culinárias, com o acréscimo de tomate, alho, cebolinha e salsa além do arroz que pode ser utilizado parboilizado, branco ou integral.


RECEITINHA DA SEMANA: Arroz Carreteiro Light

Ingredientes:

1 xícara de arroz integral;

300gr de alcatra ou patinho ou churrasco picado em cubos;

1 cebola;

2 tomates;

1 pimentão;

2 dentes de alho;

1 xícara de milho cozido ou ervilhas;

1 fio de óleo de girassol;

Sal, pimenta-do-reino e tempero verde à gosto.

Modo de Preparo:

Leve uma panela ao fogo com um fio de óleo, com a panela quente, adicione a carne e deixe dourar.

Enquanto isso, corte a cebola, os tomates e o pimentão em cubos, já o alho e os temperos verdes corte bem miudinho.

Com a carne já dourada acrescente a cebola, depois o alho, o pimentão e por último os tomates. Acrescente o milho ou ervilhas, o arroz, sal e a pimenta coloque água o suficiente para cozinhar e finalize com o tempero verde picadinho.

Por aqui também se acompanha o carreteiro com ovos cozidos picadinhos, fica uma delícia!


Bom Apetite! Bon Appétit! Buon Appetito! Enjoy Your Food!



Dra. Marlise Potrick Stefani

NUTRIÇÃO | COACHING | GERIATRIA | GASTRONOMIA | QUALIDADE DE VIDA