top of page

Sedentarismo, ele pode estar matando você!





A escolha por uma vida mais tranquila, menos ativa pode ser muito perigosa.


A falta de atividade física diária impede que as pessoas tenham um estilo de vida mais saudável, assim, aquelas pessoas que se mantém muito tempo inativas, sem praticar exercícios físicos, e, mesmo trabalhando ou estudando, mas sem dedicar um período à pratica de alguma modalidade esportiva ou treino em geral, é considerada sedentária. Considerando aqui pelo menos 150 minutos semanais, ou seja, 30 minutos ao dia, pelo menos 5 vezes na semana de atividade física leve ou moderada.


Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país mais sedentário da América Latina, apesar de ter um litoral maravilhoso e um clima tropical que possibilita a atividade física ao ar livre. Entre os jovens, em função do excesso de telas, os números são ainda piores, mais de 80% dos jovens estão sedentários!


Olhe para si, para sua família e veja o que podem fazer para melhorar, para evitar as doenças que vem associadas ao sedentarismo, como doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes.


As causas destes números alarmantes são devidas ao novo estilo de vida moderna, passando longos períodos ao celular, computador ou televisão, usando carros ou outro meio de transporte que facilite a locomoção. Isto sem falar nos hábitos alimentares errados, com excesso de calorias, carboidratos e industrializados.


Algumas dicas podem ajudar sua vida a ser mais ativa:


  1. Vá para o trabalho a pé, ou pare algumas paradas antes, para caminhar um pouco no início e no final do dia.

  2. Busque uma atividade física que lhe dê prazer: caminhada, academia, musculação, pilates, natação, hidroginástica, dança, corrida, vôlei, basquete, futebol, tênis, beach tênis, são tantos os esportes que você pode escolher, algum deles tem que lhe agradar…

  3. Arrume sua cama logo que levantar, arrume a casa, faça o seu café e até de sua família, você vai ver que quanto mais ativo o iniciar do seu dia, mais disposição você terá.

  4. Faça a sua própria comida e, se possível, tenha uma hortinha, busque suas compras frescas no mercado, cozinhe, lave sua louça, transforme seu horário de alimentação em uma atividade física também.


Baixe agora o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, produzido pelo Ministério da Saúde, ali você encontra uma boa leitura sobre o sedentarismo, além de dicas essenciais para combater este mal silencioso. Pense com carinho em mudar seu estilo de vida, garanta sua saúde.


🧡A Saúde Está em Você!



Marlise Potrick Stefani

 🧡NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE🧡

Alimentação Saudável com Foco em Qualidade de Vida

@nutritecnica

@nutrimarlisestefani

@nutrilis.nutritecnica

ความคิดเห็น


bottom of page