Por que você come tanto doce?

Muitas pessoas chegam ao consultório perguntando: Qual é o melhor adoçante? Qual é o melhor açúcar?

São tantas informações que estão no mercado que as pessoas ficam confusas. Minha resposta é sempre: nenhum.

O café tem que ter gosto de café, não de açúcar. O chá tem que ter gosto de chá. O suco tem que ter o gosto da fruta.

Ah, mas e se eu quiser fazer um doce? Aí podemos ver várias possibilidades:


Açúcar mascavo

O açúcar mascavo é açúcar integral, o mais próximo do caldo original da cana, por isso, apresenta maiores níveis de cálcio, ferro e cobre que os demais açúcares. Pode ser usado em bolos, biscoitos e tortas.


Açúcar branco e refinado

Esse açúcar apresenta cerca de 99,8% de sacarose, sendo o açúcar em sua forma mais refinada, contém poucos nutrientes, como fibras e minerais. Geralmente não é a melhor opção.

Adoçantes industriais

Há décadas atrás surgiu a sacarina, depois o aspartame, e depois tantos outros substitutos de açúcar prometem dar saber a sua vida. Mas junto com o sabor doce e poucas calorias, vem muitos malefícios a sua saúde. Muitos estudos apontam para a desregulação endócrina ou mesmo alterações neurológicas. Opções como a stevia ou a sucralose podem ser estudadas, mas sempre utilizar o mínimo possível.


Açúcar demerara

O queridinho das redes sociais, o açúcar demerara é o substituto mais fácil ao açúcar refinado, tem o gosto muito próximo ao açúcar refinado, ele só não passa pelo processo de de branqueamento. Tem menos químicos, mas também é pobre em sais minerais. Também deve ser usado com moderação.


Açúcar de coco

O açúcar de coco é mais escuro, mantém as vitaminas e sais minerais, e é obtido através do néctar das flores da palma de coco. Contém inulina, uma importante fibra prébiótica, que além de reduzir o índice glicêmico, também é benéfica para o intestino. Mas tem um forte sabor característico de coco.


Xylitol/Eritritol

São adoçantes naturais extraídos das fibras de algumas frutas e vegetais. Tem um sabor bem doce e tem 40% das calorias de um açúcar. Pode ter efeito laxativo e tem um leve sabor residual.


Muitas opções, não é mesmo? E qual o melhor? O que for consumido na menor quantidade possível.


E lembre-se: o doce não pode ser uma recompensa e nem um consolo. Numa festa, ou em uma ocasião especial, ok. Mas no seu dia-a-dia, use frutas naturais ou secas, use granolas, elas são o suficiente para tirar de suas papilas gustativas o vício por tanto doce.

Receita de bolo? Receita de biscoitos, sim, são ótimas para o final de semana ou uma ocasião especial. Não deixe que elas contaminem a sua semana ou a de seus filhos. Vá devagar, a vida já é doce por ela mesma…


RECEITINHAS DE FRUTAS AO FORNO COMO LANCHES:

BANANA COM CANELA:

Pegue uma banana, arte pelo comprido com casca e tudo ( lembre de lava-la bem antes), coloque em uma travessia, polvilhe com canela e leve ao forno convencional por 10 minutinhos, um ótimo lanche, sem nenhum açúcar…

O mesmo você pode fazer com a maçã, a pera , ficam deliciosas e o calor acentua o sabor de cada uma.


Bom Apetite! Bon Appétit! Buon Appetito! Enjoy Your Food!

MARLISE POTRICK STEFANI


NUTRIÇÃO | GERIATRIA | COACHING | QUALIDADE DE VIDA | GASTRONOMIA

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