Memórias afetivas: a torta preferida do meu pai

Quando penso em uma torta que agradava muito o meu pai e hoje agrada muito o meu marido, penso na Martha Rocha.

Hoje, Dia dos Pais, ela nunca falta em nossa mesa, uma homenagem ao meu pai e uma homenagem ao pai maravilhoso que escolhi para os meus filhos e que também ama esta torta…

Uma torta que tem história, nascida em 1954, quando a candidata a Miss Universo perdeu o primeiro lugar no concurso, por duas polegadas a mais.

Um bolo com camadas de pão-de-ló branco e de chocolate, creme de gemas, crocante de nozes, creme de ameixas, coberto e decorado com chantilly e fios de ovos. Um merengue no meio destes bolos dá altura e representa as duas polegadas excedentes nos quadris, características do corpo feminino brasileiro…

Histórias a parte, é uma sobremesa deliciosa, brasileira e que encanta pela sua leveza. E vou seguir lembrando do meu pai, cantarolando na mesa enquanto minha mãe cortava a torta: “por duas polegada a mais, deixaram a baiana pra trás”…



RECEITINHA DA SEMANA: TORTA MARTHA ROCHA

Ingredientes

Massa branca 3 ovos 1 xícara (chá) de farinha de trigo 3/4 de xícara (chá) de açúcar refinado 1 colher (sopa) de fermento em pó

Massa de chocolate 3 ovos 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo 3/4 de xícara (chá) de açúcar refinado 1 e 1/2 colheres (sopa) de chocolate 50% 1 colher (sopa) de fermento em pó 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Suspiro 2 claras de ovos 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado Raspas de um limão

Creme de ovos 2 xícaras (chá) de leite de coco 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado 10 gemas 1 xícara (chá) de água filtrada

Fios de ovos 2 xícaras (chá) de açúcar refinado 1 1/2 xícara (chá) de água 1 colher (chá) de essência de rum 15 gemas

Crocante de nozes 2 xícaras (chá) de nozes 1 xícara (chá) de açúcar refinado 1 colher (sopa) de glucose líquida ¼ de xícara (chá) de água

Recheio de ameixa 2 e 1/2 xícaras (chá) de ameixa sem caroço 1 xícara (chá) de água 2 colheres (sopa) açúcar refinado

Calda 1 xícara (chá) de açúcar cristal 2 xícaras (chá) de água 1 colher (chá) essência de rum

Modo de Preparo

Massa branca: bata os ovos e o açúcar até formar um creme claro e dobrar de volume. Desligue a batedeira e misture a farinha de trigo e o fermento com o auxilio de um fouet. Unte uma forma com manteiga e farinha e leve ao forno preaquecido a 180°C por 30 minutos. Forma redonda de aro 18.

Massa de chocolate: bata os ovos e o açúcar até formar um creme branco e dobrar de volume. Desligue a batedeira e misture a farinha de trigo, o chocolate, o fermento e o bicarbonato com o auxilio de um fouet. Unte uma forma com manteiga e farinha e leve ao forno preaquecido a 180° C por 30 minutos. Forma redonda de aro 18.

Suspiro: em uma panela, coloque o açúcar e as claras, em fogo baixo, e mexa sempre até diluir todos os cristais de açúcar. Depois, na batedeira, bata até o ponto de merengue firme. Por último, adicione as raspas de limão. Forre uma assadeira com papel manteiga, papel teflon ou tapete de silicone, fazendo uma marcação do diâmetro da forma que vai utilizar, nesse caso 18 cm, com uma altura de 3 cm. Asse em forno pré-aquecido a 120°C, ou 160°C com porta do forno entre aberta até começar a dourar.

Creme de ovos: peneire as gemas e acrescente o leite de coco. Reserve. Em uma tigela, faça uma calda fina em ponto de fio com o açúcar e a água. Desligue o forno e acrescente essa calda nas gemas. Mexa com o auxílio de um fouet. Em seguida, volte ao fogo em uma panela mexendo sempre até engrossar. Leve esse creme para a geladeira antes de usar para que fique firme.

Recheio de ameixa: em uma panela, misture todos os ingredientes e deixe ferver em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos. Retire do fogo e passe no processador ou liquidificador.

Fios de ovos: em uma panela, coloque o açúcar, a água e a essência e espere começar a borbulhar. Adicione as gemas peneiradas em um funil para fios de ovos e derrame na água quente sempre em movimentos circulares até cozinhar. Retire com o auxilio de uma escumadeira e coloque em uma peneira para escorrer.

Crocante de nozes: em uma panela, em fogo médio, coloque o açúcar, a água e a glucose até o ponto de caramelo. Tire do fogo, junte as nozes e coloque sobre um tapete de silicone ou em uma forma untada com manteiga. Espalhe bem.

Calda: em uma panela, misture os ingredientes, ferva por aproximadamente 5 minutos e deixe esfriar.

Montagem: corte ao meio o pão de ló branco e de chocolate separando ambos em dois discos. 1 – Disco de pão de ló de chocolate 2 – Calda 3 – Creme de ovos 4 – Crocante de nozes 5 – Pão de ló branco 6 – Calda 7 – Suspiro 8 – Pão de ló de chocolate 9 – Calda 10 – Recheio de ameixa 11 – Pão de ló branco Decore com chantilly e os fios de ovos. Algumas calorias sim, mas valem muito a pena, considerando que você poderá ficar um pouquinho mais perto de seu pai, esteja ele aqui, ou não…


Bom Apetite! Bon Appétit! Buon Appetito! Enjoy Your Food!


Dra. Marlise Potrick Stefani

NUTRIÇÃO | COACHING | GERIATRIA | GASTRONOMIA | QUALIDADE DE VIDA