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Mel, um aliado para a sua saúde! 🐝🍯🐝


O mel faz parte do meu cardápio desde que me conheço por gente. No café da manhã, com um pãozinho, nas receitinhas de doces saudáveis, no iogurte, sempre pode ser uma opção.

Usado desde sempre, há séculos, no mundo inteiro, no Brasil tem o seu uso muito ligado ao uso medicinal, para gripes e resfriados.

É um alimentos rico em energia, com 30 a 40% de concentração de açúcar, prontamente absorvido pelo organismo quando ingerido, composto basicamente por glicose e frutose, sendo considerado um alimento de alta qualidade, rico também em inúmeras outras substâncias benéficas ao nosso organismo.


Como características principais podemos destacar:

🍯Antisséptico

🍯Antibiótico

🍯Energético

🍯Melhora a função cerebral

Antioxidante

Melhora a imunidade

Melhora o funcionamento intestinal

Informação nutricional do mel: cada 100 gramas de mel contém 309 kcal, 84 g de carboidratos, zero de proteínas, gorduras, fibras ou sódio.

Encontramos muitas falsificações no mercado e aí vão umas dicas para não errar: 1) colocar um pouquinho de mel na geladeira. Se ele começar a cristalizar, é puro, mel de verdade. 2) dissolver uma colher de mel na água. O mel puro irá agrupar na parte inferior do copo. Já o mel adulterado ou artificial irá se dissolver.

Características para observar:

🐝Aroma

O odor deve ser característico do tipo de mel e se o produto está estragado, o odor se torna mais azedo. Observe sempre a data de validade.


🐝Sabor

O mel pode apresentar sabor azedo ou ácido, dependendo do tipo do mel. No rótulo contém as informações de características do produto.

🐝Coloração

A coloração do mel é variável de incolor até marrom, de acordo com seu tipo e origem. No rótulo contém a descrição do tipo de mel para conferir sua cor. Uma coloração inadequada pode indicar desvios de qualidade.


🐝Consistência

A consistência também pode indicar alguma irregularidade na qualidade do mel. O excesso de cristais é um dos problemas mais comuns, e fácil de perceber. Mas não é indicativo de baixa qualidade, já que sofre influência da temperatura, para dissolver os cristais basta aquecer em fogo baixo o produto em banho-maria.

Já o própolis, também produzido pelas abelhas, pode ser utilizado na prevenção e tratamento de doenças. O mel serve como alimento e o própolis para a manutenção e proteção da colmeia. E o própolis é considerado o melhor método de defesa da natureza, como antibiótico natural, sendo antiviral, antifúngico e antibacteriano.

E quanto eu posso consumir de mel por dia?

1 colher de sopa (o equivalente a 25 gramas). Apesar dos benefícios, vale lembrar: diabéticos devem evitar o seu consumo. Isso porque ele possui muito açúcar simples, que eleva a glicemia do sangue rapidamente.

São vários tipos de mel, variando de acordo com a diversidade das plantas e solos existentes nos locais de cultivo e colheita do mel:

🐝🍯Mel silvestre

Extraído de uma variedade imensa de flores, é o mel mais acessível para comercialização. Seus benefícios giram em torno de todas as funções conhecidas do alimento, como melhora da defesa do corpo, auxílio no tratamento de doenças, melhora da memória, controle da ansiedade e muito mais.

🐝🍯Mel de laranjeira

É um mel mais claro, com aroma e coloração mais acentuados, tem propriedades antioxidante, antibacteriana, antisséptica, anti-inflamatória e antibiótica. Ele é hidroscópico, ou seja, absorve a umidade do ar.

🐝🍯Mel de eucalipto

Num tom mais escuro, ele é rico em minerais e tem como principal benefício auxiliar no alívio da tosse produtiva, facilitando a recuperação de doenças respiratórias.


🐝🍯Mel de cipó-uva

Esse tipo de mel tem coloração transparente e possui um aroma agradável. Um de seus principais benefícios é a melhora da digestão.

🐝🍯Mel de jataí

Mel claro e com um sabor mais ácido. Ele é usado para propriedades medicinais, sobretudo para amenizar os sintomas de gripes, com ação descongestionante.

🐝🍯Mel de uruçu

Com tom claro e amarelado e sabor levemente ácido, ele auxilia no aumento da resistência do organismo, alivia a tensão e auxilia no combate à insônia.

🐝🍯Mel borá

Diferente dos outros exemplos, ele tem um sabor mais salgado e aroma similar ao queijo. Por isso, esse tipo de mel é utilizado para harmonizar pratos.


👩🏻‍🍳👩🏼‍⚕️Receitinha da Semana: Biscoito de Quinoa, Linhaça e Mel 🍯

Ingredientes

1 xícara de linhaça

1 xícara de quinoa em flocos 1 xícara de farinha de trigo integral 1/2 xícara de açúcar mascavo 1 colher de chá de fermento em pó 2 colheres de sopa de mel 1 colher de sopa de manteiga de côco 1 ovo 2 colheres (sopa) de água

Modo de Preparo

Em um bowl, misture a quinoa, a linhaça, a farinha, o açúcar, o fermento, o mel, a manteiga de côco, o ovo e a água. Mexa até obter uma massa grossa. Molde os biscoitinhos com as mãos e coloque-os numa fôrma forrada com papel-alumínio. Se preferir, faça bolinhas com o auxílio de uma colher. Asse em forno preaquecido a 180 °C por cerca de 25 minutos ou até dourar. Retire do forno, espere esfriar totalmente e sirva. Pode ser guardado em um recipiente bem fechado. Enjoy!


💦Beba💦. 🍽️Coma Consciente🍽️. 🏋🏻‍♀️Mexa-se🏋🏻‍♀️


Marlise Potrick Stefani

•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •

Alimentação Saudável com Foco em Qualidade de Vida


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