Frutas de verão. Use e abuse delas!

Sempre falo para os meus pacientes que moramos em um país perfeito.

Pelo menos do ponto de vista nutricional…

Temos frutas em abundância e baratas. Pouco países tem esta riqueza.

Temos a banana, que é uma fruta muito completa, rica em todos os nutrientes essenciais, durante o ano inteiro, literalmente a “preço de banana”…

Durante o inverno, temos frutas cítricas, ricas em vitamina C que ajudam a prevenir doenças e infecções comuns nos meses frios.

No verão, somos mais privilegiados ainda!

Temos as frutas hídricas, como melão, melancia, abacaxi em grande quantidade e super acessíveis!

Elas servem para nutrir e principalmente para hidratar!

Portanto, lembre-se: use e abuse delas, no café, nos lanches e nas refeições.

São frutas de baixo teor calórico e ricas em fibras e sais minerais.

Como benefícios do abacaxi, média de 41 calorias cada 100 grs, podemos elencar:

  1. Rico em bromelina e é um excelente digestivo;

  2. Rico em vitamina C, pode ajudar a prevenir doenças;

  3. Anti-inflamatório, pode ajudar a diminuir as dores articulares;

  4. Rico em água e fibras, que aumentam a saciedade e pode auxiliar no emagrecimento;

E do melão e melancia, média de 31 calorias cada 100 grs:

  1. Ação diurética;

  2. Possui poucas calorias sendo uma ótima opção para uma sobremesa saudável;

  3. A melancia é rica em licopeno, preventivo em doenças de próstata e pele;

  4. Ricos em fibras e água que aumentam o bolo fecal, auxilia como preventivo em doenças intestinais;

  5. Rico em água, potássio e magnésio, podem auxiliar no controle da presão arterial.

Aí vão algumas receitinhas!

Suco refrescante de melão

  1. 1 fatia de melão

  2. caldo de ½ limão

  3. 2 folhas de hortelã

  4. ¼ de xícara de água

  5. cubos de gelo a gosto

Suco de abacaxi com hortelã

  1. ½ xícara de abacaxi em cubos sem o miolo

  2. ¾ xícara de água

  3. 5 folhas de hortelã

  4. açúcar e gelo a gosto

Suco de melancia com limão siciliano

  1. 1 xícara de melancia em cubos sem sementes

  2. caldo de 1 limão siciliano

  3. ¾ xícara de água

  4. açúcar e cubos de gelo a gosto

Todas estas receitinhas são muito fáceis de fazer, basta bater tudo no liquidificador!

Estarei com você a cada semana deste ano que se inicia, acompanhe meu blog com dicas e receitas semanais www.nutrichefmarlisestefani.com

MARLISE POTRICK STEFANI

NUTRIÇÃO | GERIATRIA | COACHING |

QUALIDADE DE VIDA | GASTRONOMIA

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