top of page

Envelhecimento Saudável, como chegar bem aos cem anos?


Há muitos anos dedico o meu trabalho ao envelhecimento saudável. Mais do que estética, a Nutrição passou a ser a base de uma velhice feliz e saudável, juntamente com a Atividade Física e a Mudança de Hábitos.

Grande parte das pessoas vivem como se não fossem chegar a velhice. Ignoram os sinais do corpo, cometem excessos sem pensar que aquele coração, fígado ou rim precisarão cuidar do seu corpo por muitos anos mais.

Outras tantas pessoas se afastam das pessoas idosas da família por “não querer ver ou sofrer”… A perda da vitalidade, da beleza e às vezes da memória incomoda as pessoas, atrapalha o seu mundo cheio de benefices. E aí abandonam os pais ou avós, podem até dar o sustento, mas deixam de dar o amor.


Hoje comemora-se o Dia Internacional das Pessoas Idosas e o Dia Nacional do Idoso – este, marcado pelos 20 anos de vigência do Estatuto da Pessoa Idosa.

Além de homenagear as pessoas idosas, o objetivo da criação de uma data especialmente voltada à terceira idade é conscientizar a sociedade sobre as necessidades desse público. É uma oportunidade para exaltar as contribuições dessa população para a sociedade e de refletir sobre os desafios do envelhecimento e a necessidade de promover políticas públicas que favoreçam a autonomia e apoiem o envelhecimento saudável.

A previsão é de que o número de pessoas com 60 anos ou mais que necessitem de cuidados prolongados mais que triplicará nas Américas nas próximas três décadas. Esses cuidados devem basear-se em abordagens integradas que ajudem as pessoas idosas a manter suas capacidades funcionais, diminuindo sua dependência e fortalecendo suas habilidades. Uma atenção especial deve ser dada aos elevados índices de exclusão e violência doméstica.


Cabe a nós, profissionais de saúde fazer com que as pessoas de 60+ continuem produtivas, autônomas e inseridas no mercado de trabalho.


O que mais acelera o envelhecimento? A falta de objetivo para levantar de manhã, o ócio e o sedentarismo. E a mudança de hábitos começa hoje, independente da idade que você tiver, não espere chegar aos 60 para incorporar hábitos saudáveis, uma vida ativa e uma alimentação equilibrada.


Na anamnese que faço com meus pacientes em consultório, vejo que a refeição mais importante do dia vai, no decorrer da vida se resumindo a uma xícara de café solúvel, pão e margarina, o que esperar do seu corpo se ele receber diariamente esta injeção de anti-nutrientes. Dê vida ao seu dia, comece com frutas, iogurtes, granola, café fresco, seu corpo precisa de fibras, vitaminas e sais minerais, comece a cuidar dele hoje se quiser ter uma vida saudável até os cem anos!


Estimule seu corpo para que ele possa lhe estimular!


RECEITINHA DA SEMANA: IOGURTE CASEIRO👩🏻‍🍳👩🏼‍⚕️🥗


Ingredientes:

  • 1 litro de leite semi-desnatado

  • 100 gramas de iogurte natural desnatado

Modo de Preparo:

Aqueça 1 litro de leite a 85°c e deixe que esfrie até 43°c.

Misture com o iogurte natural pronto e mexa até dissolver ou bata no liquidificador.

Cubra com um prato, embrulhe em duas ou três toalhas e coloque em um lugar protegido.

Deixe descansar por 5 horas, desembrulhe, cubra com filme plástico e leve à geladeira.

No momento de usar, separe uma parte desse iogurte e guarde para o preparo do próximo.


PS - Esta receitinha faz parte da Cartilha de Mindful Eating no Envelhecimento Saudável, que você encontra no https://www.nutritecnica.com.br/e-books


Enjoy!


💦Beba💦. 🍽️Coma Consciente🍽️. 🏋🏻‍♀️Mexa-se🏋🏻‍♀️


Marlise Potrick Stefani

•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •

Alimentação Saudável com Foco em Qualidade de Vida



Comentários


bottom of page