CURRY, A FANTÁSTICA COMBINAÇÃO DE TEMPEROS EM BUSCA DA LONGEVIDADE

O Curry tem origem indiana e é uma especiaria composta por variados ingredientes. Basicamente, contém: gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos. Todos esses temperos, juntamente com outros, são torrados, moídos e usados em dosagens diferentes para preparar o curry.

É uma especiaria ideal para dar sabor as carnes, peixes, aves, molhos, sopas de peixes, assados em geral e cozidos. Devido à variedade de temperos presentes na composição do curry, o mesmo torna-se uma especiaria com significativas propriedades funcionais.

As plantas sintetizam centenas de fitoquímicos que têm como função básica a proteção e perpetuação da espécie vegetal. Esses mesmos fitoquímicos, quando presentes na alimentação do homem, atuam de forma bioquimicamente preventiva, com efeitos antioxidante, antibacteriano, anti-viral, modulam a detoxificação enzimática, estimulam o Sistema Imune e reduzem processos inflamatórios.

Dentre as propriedades funcionais das variadas especiarias presentes no Curry, destacam-se: Gengibre: antioxidante, ajuda a tratar enjôos, combater infecções, prevenir doenças cardiovasculares, é auxiliar no emagrecimento por ativar a termogênese (transforma parte das calorias presentes nos alimentos em calor); Pimenta: antioxidante, purifica o sangue, auxilia na prevenção das doenças do coração, no tratamento da obesidade (ativa a termogênese), nas dores reumáticas (compressas locais); Canela: digestiva e antioxidante, ajuda a controlar a pressão sanguínea e a aliviar sintomas da menopausa. Cominho: diurético, auxilia no tratamento de flatulência (gases); Cardamomo: antioxidante, estimulante e digestivo; Cravo-da-índia: ajuda a aliviar sintomas da menopausa, a proteger contra aterosclerose e diminuir os níveis de colesterol; Erva doce: combate tontura, náuseas, flatulência, infecções intestinais e estomacais; Coentro: antioxidante, digestivo, auxiliar no tratamento da ansiedade, moderador de apetite; Cúrcuma: antioxidante Por todos estes efeitos antioxidantes, o curry pode ser indicado nas saborosas dietas que podem levar os indivíduos a uma maior longevidade.

Receitinha antioxidante: SALMÃO AO MOLHO DE CURRY ( Rendimento: 4 pessoas)

  1. 1 kg de salmão cortado em pedaços, temperado com sal e limão

  2. ½ litro de leite desnatado

  3. 1 cebola pequena picadinha

  4. ½ xícara de farinha de trigo

  5. 3 colheres de manteiga

  6. Noz moscada e sal a gosto

  7. 1 colher sopa rasa de curry

  8. Pimenta rosa para decorar

  9. 1 molho de brócolis

Modo de Preparo:

Derreter a manteiga, dourar a cebola, acrescentar a farinha lentamente e logo em seguida adicionar o leite morno, mexendo sem parar. Temperar com sal, noz moscada e curry.

Grelhar o salmão em chapa com pouco óleo de oliva extra-virgem

Servir o molho sobre o peixe, decorando com pimenta rosa

Preparar o brócolis no vapor e servir com o salmão.

Este prato é rápido e muito saboroso, o perfume do curry suaviza o odor do salmão e tornará a refeição inesquecível…

MARLISE POTRICK STEFANI

NUTRIÇÃO | GERIATRIA | COACHING |

QUALIDADE DE VIDA | GASTRONOMIA

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