O chá sempre fez parte da minha vida.
Se estava doente, minha mãe fazia uma xícara de chá. Se comia demais, chá de boldo. Se estava sem sono, chá de camomila. Se estava resfriada, chá com limão e mel. Para tudo tinha um chá lá em casa. Refrigerantes e sucos não tinham vez na minha casa, pois sempre tinha um chá preto gelado para acompanhar as refeições ou matar a sede.
Um hábito que veio da Ásia há muitas gerações, também se fazia presente numa cada tipicamente italiana.
E assim me criei, valorizando o momento do chá. Curto tanto, que comecei uma coleção de xícaras com uma paciente que me trouxe uma xícara do seu casamento como sinal de agradecimento por um tratamento bem sucedido. Hoje muitas outras xícaras lhe fazem companhia em uma cristaleira antiga.
O chá é uma bebida que traz inúmeros benefícios para a saúde porque contém água e ervas com propriedades medicinais que podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar diversas doenças. Os chás podem ter propriedades calmantes, estimulantes, diuréticas ou expectorantes.
O chá, sem açúcar, não tem calorias e pode ser um bom aliado em dietas de emagrecimento.
🌿Erva-Doce
As propriedades da erva-doce são muito conhecidas, sendo indicado o seu chá para aliviar gases, náuseas, prisão de ventre, cólicas e má digestão.
A parte utilizada para a produção do chá são suas sementes, que possuem um sabor adocicado e são encontradas com facilidade no comércio.
🌿Hortelã
As folhas da planta têm propriedades analgésicas, antioxidantes, digestivas e anti-inflamatórias. O sabor é inconfundível e muito agradáve
🌿Chá de camomila
O meu preferido, além de muito fácil de fazer, é muito fácil de encontrar em qualquer restaurante, para finalizar uma refeição. A camomila, tem propriedades benéficas a saúde e a praticidade de encontrar as flores secas da planta em feiras e supermercados. Ideal para insônia, ansiedade, nervosismo ou mesmo cólicas e gastrite.
🌿Chá de boldo
O chá de boldo é uma planta utilizada com frequência para auxiliar o tratamento de doenças e problemas hepáticos ou que envolvem o trato gastrointestinal. Por isto é usado em casos de gastrite, azia e problemas relacionados a alimentos.
🌿Chá de erva-cidreira
A erva-cidreira pertence à família do boldo e da hortelã, a espécie tem propriedades calmantes, analgésicas, antioxidantes e anti-inflamatórias, além de um sabor maravilhoso.
🌿Chá verde
O chá verde tem um importante efeito antioxidante, auxilia na circulação sanguínea, retenção de líquido e redução de inchaços. Mas não é recomendado para pessoas com hipertensão, além de alterar a pressão pode também tirar o sono.
Como preparar chás
Para preparar chás corretamente e aproveitar ao máximo seus benefícios deve-se seguir algumas recomendações importantes tais como:
Sempre utilizar a dosagem das ervas medicinais recomendada pelo médico ou nutricionista, o erro no preparo pode causar outros problemas de saúde;
Para fazer o chá, colocar a água fervente sobre as folhas, flores ou o caule da planta durante 3 a 10 minutos, cobrindo com um prato ou uma tampa para que os vapores não se percam;
Chás de raízes como gengibre podem ser fervidos;
Tomar o chá logo após o seu preparo pois as propriedades do chá se perdem com o tempo.
Ah, e não se esqueça: os chás podem estar frescos, em vasinhos na sua janela, quanto mais natural, melhor. Simples assim!
💦Beba💦. 🍽️Coma Consciente🍽️. 🏋🏻♀️Mexa-se🏋🏻♀️
Marlise Potrick Stefani
•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •
Alimentação Saudável com Foco em Qualidade de Vida
Comments