top of page

Aprenda a ler os rótulos dos alimentos!


No rótulo de cada alimento que você leva para casa estão informações importantíssimas para garantir a sua saúde.

Não significa apenas saber quantas calorias ou proteínas ou sódio tem no produto, mas também os ingredientes e aditivos que possam ser saudáveis ou não.

Sempre lembrando que quanto menos alimentos industrializados em sua mesa, melhor.

Mas, quase sempre precisamos de rapidez e praticidade, assim, vamos ao supermercado ou lojas menores para buscar alimentos para nossa subsistência.

É no rótulo do alimento que encontramos a tabela com as informações sobre a quantidade e tipos de nutrientes e a lista de todos os ingredientes que foram utilizados na fabricação daquele produto.

Aprender a ler o rótulo do alimento vai levá-lo a melhor decisão de compra por alimentos mais saudáveis.


A rotulagem é regulamentada pela Anvisa para que todo alimento que seja comercializado, qualquer que seja sua origem, embalado na ausência do cliente e pronto para oferta ao consumidor.

O rótulo de alimentos embalados deve conter informações compreensíveis e objetivas, que não devem induzir você a equívocos sobre a composição dos produtos, quantidade, validade e rendimento do alimento.

No ano passado entrou em vigor uma nova exigência de um alerta frontal no rótulo se o alimento possuir quantidades excessivas de açúcares adicionados, sódio e gorduras saturadas, a fim de diminuir o consumo de açúcar, sódio e gorduras no Brasil para amenizar o elevado índice de doenças como diabetes, pressão alta e problemas coronários.


Na parte de trás deve constar quantidade que podemos consumir, esses dados mostram, em percentual, quanto a porção daquele alimento contribui para o total de nutrientes diários.

Na tabela deve constar: calorias, a quantidade de proteínas, carboidratos, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibras e sódio.

Também deve apresentar a presença de alergênicos como o glúten, lactose, frutos do mar, soja, trigo, amendoim e oleaginosas que podem fazer mal para pessoas que possuem alergia a estes componentes.

Deve apresentar os ingredientes e aditivos utilizados na fabricação do produto. A ordem dos ingredientes na lista deve seguir de acordo com a quantidade presente no alimento, sendo o primeiro a maior porção e o último, a menor.

Deve constar a data de validade. Você deve atentar às instruções de alguns produtos, pois alguns possuem instruções de armazenamento após a abertura, fator que, em alguns casos, altera sua validade.


Por estes motivos, é muito importante que você aprenda a ler o rótulo dos alimentos a fim de fazer a melhor escolha para a sua saúde. Quanto menos ingredientes, melhor. Se não tiver aditivos químicos como corantes, aromatizantes, estabilizantes, edulcorantes, conservantes, melhor.

Descasque mais e desembale menos!


💦Beba💦. 🍽️Coma Consciente🍽️. 🏋🏻‍♀️Mexa-se🏋🏻‍♀️


Marlise Potrick Stefani

•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •

Alimentação Saudável com Foco em Qualidade de Vida

Kommentare


bottom of page