top of page

Alzheimer, você sabe como prevenir através da alimentação?🧠


O Alzheimer ou mesmo outros tipos de demências, são muito conhecidos de muitas famílias, chegam e fazem uma devassa nas relações familiares, acabam com as memórias da família e, o que é muito pior: criam memórias que nenhum de nós gostaria de ter…

Algumas pessoas conseguem conviver com isto, cuidando do seu familiar. Esquecendo de sua vida para cuidar. Outras se afasta. Outras abandonam… Em todas as possibilidades ninguém sai ganhando. Só quem já passou por isto sabe a dor que esta doença traz.

Não consigo ver nada a fazermos além da prevenção. Sabemos que há uma característica genética, mas sabemos que há muito de comportamento e hábitos de vida influenciando no surgimentos de mais e mais casos a cada dia.

E o que podemos fazer para prevenir?


Segundo a SBBGG, os fatores de risco para demência, juntamente com sugestões de como combatê-los são:


🚶🏼‍♀️Sedentarismo

A atividade física regular é uma das melhores maneiras de reduzir o risco de demência. Praticar exercício é bom para o seu coração, circulação, peso e bem-estar mental.


🚬Fumar

Fumar aumenta muito o risco de desenvolver demência. Com este hábito, você também está aumentando o risco de outras condições, incluindo diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral, câncer de pulmão e outros.

🍺Álcool em excesso

A ingestão de álcool em excesso aumenta o risco de demência. O consumo nocivo de álcool é fator causal em mais de 200 condições de doenças e lesões.

👯Contato social pouco frequente

Está bem estabelecido que a conexão social reduz o risco de demência. O contato social aumenta a reserva cognitiva e encoraja comportamentos benéficos.

📚Menos educação

Um baixo nível de escolaridade no início da vida afeta a reserva cognitiva e é um dos fatores de risco mais significativos para demência.

🍕Obesidade

Particularmente na meia-idade, a obesidade está associada a um risco aumentado de demência.

🩺Hipertensão

A hipertensão (pressão alta) na meia-idade aumenta o risco de demência de uma pessoa, além de causar outros problemas de saúde. A medicação para hipertensão é a única preventiva e eficaz conhecida para a demência.


🩼Diabetes

O diabetes tipo 2 é um fator de risco para o desenvolvimento de demência futura. Não está claro se algum medicamento específico contribuí para isso, mas o tratamento do diabetes é importante por outros motivos de saúde.

😔Depressão

A depressão está associada à incidência de demência. A depressão faz parte do pródromo da demência (um sintoma que ocorre antes dos sintomas verificados para o diagnóstico).

🧏Deficiência auditiva

Pessoas com perda auditiva têm um risco significativamente maior de demência. O uso de aparelhos auditivos parece reduzir o risco.

Como podemos ver, a prevenção está no dia-a-dia, e começa agora, independente da idade que você tiver, comece uma atividade física e refaça as sua escolhas alimentares! Este assunto não é para o sua mãe ou sua avó, é para você!

NUNCA É CEDO DEMAIS, NUNCA É TARDE DEMAIS! Este é o tema do mês de conscientização da Doença de Alzheimer. Procure um médico ou nutricionista para auxiliá-lo nesta caminhada.

RECEITINHA DA SEMANA: Mix de Nuts👩🏻‍🍳👩🏼‍⚕️🥜

Ingredientes

  • 2 damascos

  • 1 colher de maçãs secas

  • 2 de nozes

  • 1 colher de uva passas

  • 2 tâmaras

  • 2 ameixas pretas

  • 2 castanhas do pará

Modo de preparo

Coloque todas estas semente e frutas secas em um saquinho e faça delas o seu lanche da manhã ou da tarde. São ricas em vitaminas e sais minerais que serão essenciais para a sua saúde mental.

Enjoy!


💦Beba💦. 🍽️Coma Consciente🍽️. 🏋🏻‍♀️Mexa-se🏋🏻‍♀️

Marlise Potrick Stefani

•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •

Alimentação Saudável com Foco em Qualidade de Vida

Comments


bottom of page